Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PMs matam 170 pessoas em sete meses em São Paulo

Número é 32% maior do que no ano passado na capital paulista; comando da corporação não se manifesta

AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO

Em sete meses, 170 pessoas foram mortas por policiais militares na capital paulista.

O número, divulgado ontem pela corporação, inclui os mortos em confrontos com PMs e as vítimas de homicídios cometidos por policiais, que estavam em serviço ou em seu horário de folga.

Comparando com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 32% de vítimas na cidade.

Em todo o Estado, o número de mortos por PMs atingiu a marca de 369 pessoas (redução de 4%). De janeiro a julho, 57 PMs morreram nas mesmas condições.

Em uma breve análise, a ONG Instituto Sou da Paz afirmou que a "altíssima" letalidade policial na cidade é um "fenômeno que parece ter se tornado um padrão".

"A letalidade policial é um problema cuja redução depende exclusivamente de ações gerenciais por parte do Comando [da PM] -ao contrário dos crimes, que são influenciados por diversos outros fatores que não a ação policial", afirmou, em nota.

Para Oscar Vilhena Vieira, pós-doutor em direitos humanos e professor de direito da Fundação Getulio Vargas, há três fatores que influenciam na letalidade policial: 1) a estrutura militarizada da PM que "trata setores da população como inimigos"; 2) os discursos "duros" de governadores que incentivam a ação enérgica e; 3) a falta de investimento em qualificação.

"Não adianta comprar carros, armas, investir em comunicação, se não treinar o policial adequadamente."

OUTRO LADO

Procurado, o Comando da PM não quis se manifestar sobre o aumento da letalidade.

Em julho, em entrevista à Folha, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, atribuiu o aumento ao maior número de confrontos com criminosos.

"Hoje, com investimento em comunicação, viaturas, a polícia tem condições de chegar ao local logo após o crime ou quando ele está ocorrendo. O confronto é inevitável."

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.