Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidades de médio porte são as que mais crescem, aponta IBGE

Desde 2010, país ganhou 3,2 milhões de habitantes e 56 municípios deixaram de ser 'pequenos'

População é estimada em 194 milhões; São Paulo, Rio e Salvador continuam as maiores cidades brasileiras

DO RIO

As cidades médias (de 100 mil até 500 mil habitantes) registraram as maiores taxas de crescimento populacional anual de 2000 a 2012, segundo pesquisa divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O levantamento mostra que o Brasil ganhou 3.191.087 habitantes em relação a 2010 e passou a ter uma população estimada em 193.946.886 pessoas em 1º de julho, data de referência da pesquisa.

O fenômeno do maior crescimento populacional nas cidades de médio porte está relacionado, principalmente, ao aumento da migração entre moradores de pequenas cidades (de até 100 mil habitantes) em busca de melhores condições de vida, o que inclui emprego e estudo.

"O dinamismo populacional do Brasil continua seguindo novas rotas, particularmente rumo ao interior", afirma a pesquisadora do instituto Leila Ervatti.

De acordo com o IBGE, 56 municípios entraram para o grupo de faixa populacional caracterizado como cidade média no período. A maior parte (34) tem população de 100 mil a 200 mil habitantes.

Segundo Herton Ellery Araújo, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o fenômeno é melhor notado nas chamadas mesorregiões -formadas por um grupo de cidades que funcionam como um polo para a população do entorno.

Um exemplo é Altamira (PA). A instalação da hidrelétrica de Belo Monte tem atraído moradores de municípios ao redor e de outros Estados.

MAIORES CIDADES

Não houve mudança na lista dos 15 municípios mais populosos em relação a 2010. As maiores cidades ainda são São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Fortaleza.

Borá (SP) e Serra da Saudade (MG), com 807 habitantes cada uma, são as cidades menos habitadas do país. (VENCESLAU BORLINA FILHO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.