Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Concorrida, Paulista ganha ciclofaixa

Espaço funciona aos domingos e feriados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Paulista, avenida acostumada a grandes aglomerações, finalmente se rende às bicicletas. A partir de hoje, serão 5 km de ciclofaixa -a quarta da cidade-, o que promete atrair milhares de ciclistas e curiosos em busca de diversão aos fins de semana.

Pedro Jansen, 28, que usa sua bicicleta diariamente para ir até o trabalho, está eufórico por poder circular tranquilamente, aos domingos, em plena Paulista.

"Tenho um grupo no Facebook que se mobiliza para pedalar", conta. "Agora, teremos uma nova opção de lazer bem pertinho aqui de casa", diz Jansen, que mora na rua Frei Caneca.

Vale aqui registrar: os motoristas devem ficar atentos. Durante o horário de funcionamento da ciclofaixa, das 7h às 16h, aos domingos e feriados, o limite de velocidade na avenida diminui de 60 km/h para 40 km/h.

Mas o impacto no trânsito será quase imperceptível, segundo Silvio Médici, 60, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito.

Isso porque o movimento na avenida é bem menor no fim de semana.

São Paulo ainda é uma "novata" quando o assunto é ciclofaixas. No mês passado, elas comemoraram três anos e já se tornaram um dos principais atrativos de lazer.

Cerca de 100 mil paulistanos pedalam os 67 km de vias a cada domingo, segundo números da Secretaria Municipal de Transportes.

Para a Associação CicloCidade ainda é pouco. Ela estima que há quase 500 mil ciclistas em São Paulo e que a cidade ainda precisa se adaptar para receber mais.

"Precisamos um plano efetivo para a criação e manutenção de ciclovias", diz Gabriel Di Piero, 33, diretor da associação. "É importante a integração dos ciclistas com os motoristas", conclui.

São Paulo, porém, deve ceder um pouco mais de espaço às bikes. Até o fim do mês, a cidade deve ganhar a "Ciclorrota Turístico-Cultural do Centro", um trajeto que passará por 25 pontos turísticos, como a praça da Sé, o Theatro Municipal e o Pátio do Colégio.

(THIAGO AZANHA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.