Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pista de Cumbica fecha para reforma em 2013

Obras ocorrerão durante a madrugada e terão impacto nos voos

Mudança permitirá o pouso de aviões maiores; obra da fundação do 3º terminal começou na sexta

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Obras no aeroporto de Cumbica
Obras no aeroporto de Cumbica

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

As pistas do aeroporto de Cumbica (Guarulhos, Grande São Paulo) serão parcialmente fechadas, entre fevereiro e junho de 2013, para reforma.

As obras ocorrerão de madrugada, possivelmente entre a 0h e as 6h, disse ontem a concessionária que irá administrar o aeroporto até 2032.

A intervenção exigirá remanejar, cancelar ou reduzir voos, ou diminuir a oferta de assentos nos aviões.

Há 75 voos da 0h às 6h. Não está definido se todos serão afetados; a decisão terá que ser levada à Aeronáutica, que não se pronunciou ontem.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) também tem que dar aval. Ela ainda não recebeu o plano da reforma.

Entre as obras estão aumentar a largura das pistas para permitir o pouso de aviões como o Airbus A-380, que leva mais de 500 passageiros.

Também está previsto um acesso em 45 graus para agilizar a saída dos aviões que pousam, além de áreas de escape no fim das pistas.

Já houve uma tentativa de ampliar a pista, em 2010, mas as empresas aéreas foram contra, pelo impacto nos voos, e a Infraero desistiu.

Ontem, a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos disse ainda que reservou área para fazer a terceira pista de Cumbica em até oito anos. Se levada adiante, a proposta desenterra um projeto de mais de 20 anos que foi arquivado em 2008.

Em 2012, o Tribunal de Contas da União avaliou que a terceira pista custaria R$ 3 bilhões e não elevaria a capacidade a ponto de valer a pena.

A concessionária decidiu antecipar para este mês modernizações nos terminais 1 e 2 que ocorreriam só em novembro. Entre elas estão instalar 800 placas de sinalização e mais 200 câmeras (hoje são 656) no saguão e no estacionamento, além de agilizar a passagem pelo raio-X. Reforçou ainda a intenção de construir um shopping, como a Folha revelou em agosto.

Na sexta começaram as obras de fundação do terceiro terminal, para 12 milhões de passageiros, que tem que estar pronto até a Copa. A conclusão será em março de 2014, diz a empresa.

No novo terminal haverá dois hotéis cinco estrelas, um para passageiros em trânsito (50 quartos) e outro fora (200). O investimento até 2014 será de R$ 2,7 bilhões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.