Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com buraco na asa, avião faz pouso de emergência em SP

Pneu de um voo da Delta estourou na decolagem, em Guarulhos; borracha se soltou e atingiu a asa direita

O buraco afetou um dispositivo que ajuda a pousar e decolar -e o avião, com 220 pessoas a bordo, teve que voltar

MARTHA ALVES
RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

Um avião da Delta fez um pouso de emergência ontem de madrugada no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

O problema ocorreu porque um dos pneus estourou enquanto o avião decolava, às 22h32. A borracha que se soltou do pneu atingiu -e rompeu- uma parte da asa direita do Boeing 767-300.

O buraco afetou um dos flaps, dispositivo nas asas que é ativado nos pousos e decolagens para aumentar a sustentação. Foi quando o piloto pediu para voltar.

O voo DL 256, com 209 passageiros e 11 tripulantes, iria para Detroit (EUA).

Como estava com tanques cheios, a aeronave teve que despejar combustível antes de aterrissar, para reduzir o peso. O pouso foi à 1h07.

Ninguém se feriu. Houve susto entre os passageiros, que disseram ter ouvido um barulho de explosão. Porém, não houve pânico, disseram quatro deles à Folha.

"Estava estranha a demora [para pousar], mas não houve desespero", disse a médica Maria Inês Macea. Quando o avião pousou, passageiros aplaudiram o piloto.

Equipes dos bombeiros estavam ao lado da pista. A aterrissagem foi normal, embora mais rápida pelo problema no flap -que, por criar resistência aerodinâmica, auxilia a frear o avião.

PRECAUÇÃO

A Delta informou que a decisão de voltar para Cumbica foi por precaução. "Segurança é sempre uma das prioridades da Delta e os clientes foram acomodados em outros voos." Sobre o problema nos flaps, a companhia não falou.

Um pneu furado foi um dos fatores que derrubaram um Concorde em julho de 2000, na França. As investigações apontaram que o pneu atingiu uma peça na pista; a borracha foi jogada nas asas, o combustível vazou e o motor perdeu potência;o avião pegou fogo e explodiu. As 109 pessoas a bordo morreram.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.