Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Instrutor de autoescola terá 'provão', diz ministro

Examinadores de Detrans também serão testados todo ano para melhorar formação de motoristas

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Os cerca de 50 mil instrutores de trânsito e examinadores de Detrans do Brasil terão que fazer um provão anual, aos moldes do Enem, que ajudará na avaliação das autoescolas.

O Enit (Exame Nacional de Instrutores de Trânsito) e o Enet (Exame Nacional de Examinadores de Trânsito) deverão ser aplicados já em 2013, disse à Folha o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

"Vamos melhorar o nível na base das pessoas que estão ensinando e formando os motoristas. Dar uma nota para começar a qualificar melhor quem está formando nossos motoristas."

O ministro disse que o exame ainda está sendo estruturado, mas "logo" será anunciado oficialmente.

Os exames são parte de um pacote que o Ministério das Cidades vai lançar durante a Semana Nacional de Trânsito (18 e 25 de setembro), que ganhou o nome de "Parada": Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes.

Prevê medidas como maior capacitação de instrutores e lançamentos de filmes ligados à temática da redução de acidentes e peças publicitárias. O mote da campanha será "lugar de correr é na pista".

CAMPANHA

Ao contrário de outras campanhas, lançadas em épocas específicas do ano com maior concentração de acidentes - como o Carnaval -, a ideia é que esta seja permanente e continue por toda a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito (2011/2020).

Essa é uma proposta da ONU para redução dos acidentes de trânsito em 50% no mundo, da qual o Brasil é signatário.

Em 2010, último dado do Ministério da Saúde disponível, houve 42,8 mil mortos em acidentes de trânsito no país, um recorde histórico.

"O problema é incorporar o hábito. Por isso queremos que seja permanente agora. A insistência também ajuda", diz o ministro. Os recursos para a campanha serão incrementados por patrocínios.

Anteontem, foi firmado parceria com a Federação Internacional de Automobilismo e o Instituto Emerson Fittipaldi para que a campanha comece a ser divulgada no evento "6 Horas de São Paulo", que ocorre hoje em Interlagos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.