Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Na Europa e nos EUA, uso de bikes ganha incentivo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE LONDRES

Em diversas cidades da Europa e dos EUA, as bicicletas são aceitas durante a maioria do expediente dos transportes públicos -salvo nos horários de pico e com limite de bicicletas por viagem.

Famosa pelo cenário urbano repleto de bicicletas, Amsterdã (Holanda) -que conta com 600 mil bicicletas e 750 mil habitantes- permite os ciclistas no sistema de transporte todos os dias e horários, menos das 7h às 9h e das 16h às 18h30 nas linhas de metrô e em algumas linhas do trem.

Além da passagem normal, o usuário deve pagar um extra equivalente a R$ 4. Segundo a empresa GVB, que administra o transporte urbano, há espaço específico para os ciclistas no vagão, mas não há número máximo de ciclistas por viagem.

Em Berlim, onde as bicicletas já se misturam com a paisagem, no transporte U-Bahn (metrô), os ciclistas podem viajar exceto durante os horários de pico, que vão das 6h às 9h e entre 14h e 17h, com o limite de duas bicicletas no último vagão.

As bicicletas são aceitas durante todo o funcionamento do metrô em Nova York, com exceção dos horários de pico durante a manhã e a tarde. É necessário pagar uma taxa de R$ 12 e portar uma autorização para levar a bicicleta na viagem.

Durante a semana são permitidas quatro bicicletas por viagem, sendo duas no primeiro vagão e duas no último. Já aos finais de semana, esse número dobra para oito, sendo uma em cada vagão.

O sistema público de transporte londrino também é, no geral, bastante amigável aos usuários de bicicletas. Estima-se que sejam feitos mais de 500 mil deslocamentos por dia usando esse meio de locomoção na cidade.

A agência de transporte de Londres incentiva o uso de bicicletas como meio de locomoção com programas de benefícios fiscais para empresas que estimulam seus funcionários a adotar o ciclismo.

Usuários do recente teleférico criado ao leste da cidade estão liberados para carregar suas bicicletas convencionais sem restrições, assim como nos serviços de transporte feitos no rio Tâmisa.

Além disso, a prefeitura conta com sistema popular de aluguel de bicicletas, conhecidas como "Boris Bikes", referência ao prefeito Boris Johnson, cuja gestão lançou o projeto.

(THIAGO AZANHA E RODRIGO RUSSO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.