Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carmello Paoletti (1929-2012)

Pioneiro dos atomatados no Brasil

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Ficar dentro da fábrica era um dos maiores prazeres de Carmello Paoletti, como conta sua família. Ele foi um dos pioneiros da indústria de atomatados e vegetais no Brasil.

Neto de italianos, nasceu na capital paulista. Os pais tinham um negócio no mercado municipal, e foi lá que Carmello começou a trabalhar. Numa banquinha, vendia de azeitona e ameixa a frios.

Sua atividade industrial iniciou-se nos anos 50, com uma fábrica de processamento de azeitonas em Várzea Paulista. Depois, montou em Cajamar a Companhia Industrial e Mercantil Paoletti, que ficou conhecida pela marca Etti (as quatro últimas letras de seu sobrenome italiano).

Após décadas no comando da empresa, decidiu negociá-la em 1979 com o grupo Fenícia. A Etti -que produz caldo de carne, extrato de tomate e vegetais enlatados- pertenceu ainda à Parmalat e à Hypermarcas até ser vendida, no ano passado, à Bunge.

Em 1983, na função de diretor industrial, foi montar a fábrica da Arisco em Goiânia, como lembra o filho, Salvador Paoletti Neto. Nesse período, o próprio Salvador começou, em 1985, um negócio, a Coniexpress (Quero Alimentos).

Sempre ajudou o filho, mas só se transferiu para a Quero em 1996. A marca acabaria disputando mercado com a Etti.

Segundo Salvador, o pai se destacava pelo otimismo e entusiasmo com o trabalho.

Esteve na empresa até 2004. No ano passado, parte da Quero foi vendida à Heinz.

Morreu na terça (11), aos 82, de câncer de próstata. Teve dois filhos e quatro netos. A missa do sétimo dia será hoje, às 12h45, na igreja N. Sra. do Brasil, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.