Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Favela está sendo equipada, diz prefeitura

Município afirma que instalou hidrantes e treinou moradores no Moinho e que compra de aparelhos está em fase final

Governo municipal diz ainda que Defesa Civil esteve no local e que já cadastrou famílias para pagar o auxílio-aluguel

Caio Kenji/Folhapress
Incêndio na favela do Moinho, no centro de São Paulo
Incêndio na favela do Moinho, no centro de São Paulo

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Prefeitura de São Paulo informou que a favela do Moinho, destruída parcialmente ontem, já recebeu investimento de R$ 10 mil do Previn (programa municipal de prevenção de incêndios) para a instalação de dois hidrantes.

Disse, ainda, que está em fase final a compra de equipamentos, com investimento de R$ 35 mil, e confirmou que o local tem três zeladores comunitários que colaboraram no combate ao incêndio.

Afirmou que a Defesa Civil esteve ontem no local desde o início do fogo para auxiliar os bombeiros, cadastrar as famílias e distribuir cestas básicas e kits de higiene.

Segundo a prefeitura, as famílias dos cerca de 80 barracos atingidos foram cadastradas para receber auxílio-aluguel, a ser pago até que eles sejam colocados definitivamente em uma moradia de programas habitacionais.

As famílias da favela do Moinho, afirma o governo municipal, irão para um empreendimento de 1.267 apartamentos, em 10 torres, que está sendo erguido próximo à ponte da Vila dos Remédios.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) também assina hoje parceria para apoiar a prefeitura nesse projeto.

TREINAMENTO

Segundo a Subprefeitura da Sé, pelo Previn, os moradores recebem treinamento preparatório para o combate a incêndios. Na favela do Moinho, três moradores receberam o treinamento -em 2011, antes do primeiro incêndio, a área tinha 1.656 moradores.

Para o coronel Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil municipal, quem deve ter acesso aos hidrantes são os bombeiros e não brigadistas treinados no Previn.

"Combate a grande incêndio não é para Previn, é para profissional. Você tem que ter equipamento de proteção, você tem que saber fazer funcionar o hidrante. Isso aqui tem 100 libras de pressão, se você não souber segurar, leva uma cacetada na cabeça."

Para ele, o "pessoal do Previn tem apenas de ajudar na retirada de pessoas". "Ele pode até apagar o fogo, mas acoplar a mangueira ao hidrante é coisa de profissional."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.