Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após pane, usuários atacam estação de trem

Polícia Militar usou bombas de efeito moral para dispersar manifestantes na Comendador Ermelino, na zona leste

Problema ocorreu devido a paralisação em outra estação; governador diz que Estado investe em melhorias no sistema

DE SÃO PAULO
DO “AGORA”

Por causa de uma pane em um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) dezenas de usuários depredaram a estação Comendador Ermelino, da linha 12-safira, no extremo leste de São Paulo ontem.

Irritados com a superlotação e com a demora na circulação das locomotivas, usuários desceram de um trem que fazia a rota Brás-Calmon Viana atiraram pedras contra a cabine do maquinista e quebraram vários equipamentos.

Partes de três vagões, extintores de incêndio, catracas, portas de lojas que estavam desocupadas e um monitor de TV foram danificados.

Quando a Polícia Militar chegou, houve confronto. Os PMs dispersaram os manifestantes com bombas de efeito moral. Quatro pessoas acabaram detidas por dano ao patrimônio e por desacato à autoridade. Uma funcionária da CPTM, grávida, e um segurança terceirizado se feriram.

O tumulto começou por volta das 7h30, horário de pico, quando um trem não conseguiu se locomover porque o sistema estava parado.

A paralisação aconteceu porque, mais cedo, às 6h05, outro trem registrou um problema na estação Engenheiro Goulart e teve de ser tirado de circulação. Com isso, formaram-se filas nas estações.

Segundo a CPTM, os usuários não aguardaram o restabelecimento do serviço de remoção do trem danificado e desceram à via. Por motivo de segurança, a circulação de trens foi interrompida e as 13 estações, fechadas. O fluxo só foi normalizado quase quatro horas mais tarde, às 11h15.

Das seis linhas de trem que trafegam pela Grande São Paulo, a 12-safira é a que transporta o menor número de passageiros. Em dias úteis, chega a 230 mil pessoas. No horário do tumulto de ontem, 32 mil pessoas costumam usá-la.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia do Metropolitano. Agora, os investigadores analisarão as imagens do circuito interno de segurança da estação para tentar identificar os vândalos.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que o governo está investindo na melhoria do sistema. "Além de acelerar ainda mais as obras de energia elétrica, vamos também melhorar a comunicação, porque à medida que as pessoas descem na linha, todo o sistema é desligado."

O governador teria, ontem, uma reunião com a CPTM para tratar de questões sobre energia elétrica na linha afetada, assim como sobre a área de comunicação entre a empresa e os passageiros.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.