Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Temperatura deve chegar a 35°C em São Paulo amanhã

DO “AGORA”

O paulistano pode se preparar para mais dias de tempo seco e quente. Amanhã, a temperatura deve chegar aos 35ºC -o que, se confirmado, fará da quarta-feira o dia mais quente do inverno.

Ontem, o dia já alcançou esse recorde, com 33,9ºC. Hoje, a temperatura sobe mais um pouco, chegando aos 34ºC.

Ao calor, soma-se o terceiro maior período de estiagem da média histórica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já são 61 dias seguidos sem chuvas na capital paulista, que teve apenas alguns registros de garoa -para uma chuva ser significativa, o índice deve ser superior a 1 mm de água (um litro de chuva em um metro quadrado).

Em primeiro lugar, está o inverno de 1985, com 78 dias sem chuvas. Em 1961, foram 64 dias de estiagem.

Segundo Michael Pantera, meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), uma frente fria deve trazer chuvas nesta semana, a última do inverno.

"Uma frente fria está vindo do sul e deve chegar na quarta-feira à tarde, trazendo chuva fraca à noite. Mas chuvas significativas ocorrem a partir de quinta."

De acordo com Franco Villela, meteorologista do Inmet, os dois últimos dias do inverno, estação que se encerra na próxima sexta-feira, serão chuvosos, mas com características diferentes.

"Na quinta, teremos pancadas de chuva com trovoadas. Na sexta, o tempo ficará nublado com chuva fraca ao longo do dia", afirma.

UMIDADE

O índice de umidade do ar estava baixo ontem e ficou em torno dos 25%. No horário mais crítico-entre 15h e 16h-, ele chegou a 20%.

Os índices de umidade do ar devem continuar baixos hoje e amanhã, quando as temperaturas estarão mais altas. "A previsão é de que ela fique abaixo dos 20% e volte aos níveis normais, acima de 50%, a partir de quinta", diz Villela.

(PAULA FELIX)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.