Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo tem ao menos outras cinco favelas embaixo de viadutos

DO “AGORA”
DE SÃO PAULO

São Paulo tem ao menos outras cinco favelas embaixo de viadutos, segundo o site Habi-SP -cadastro da prefeitura que apresenta detalhes das favelas da capital.

O número, entretanto, pode ser ainda maior, já que a favela do Moinho, que tinha casas embaixo do viaduto Engenheiro Orlando Murgel, no centro de São Paulo, não consta no cadastro como tendo barracos sob a estrutura.

Em uma das favelas, a Jaú, na zona leste da capital, há residências cujo teto fica a palmos de distância da estrutura de concreto de um viaduto na avenida Cangaíba.

Incêndios embaixo de viadutos podem trazer riscos para a estrutura da obra, afirma o engenheiro Moacyr Duarte, coordenador dos programas de pós-graduação em Engenharia da UFRJ.

"O risco [de incêndios] não vem apenas das residências. Hoje, a parte inferior dos viadutos de São Paulo é feita de depósitos de materiais de obra, de escolas de samba. Isso também pega fogo."

Questionado sobre o porquê de haver residências na favela do Moinho que estavam embaixo de um viaduto, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) afirmou que a prefeitura está "tirando todas as pessoas e instituições [como quadras de samba e cooperativas] debaixo de viadutos".

Ele, no entanto, não quis dar prazos para a retirada. A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que ao menos duas das cinco favelas que têm casas embaixo de viadutos serão reurbanizadas, assim como a do Moinho, com prazos que vão até 2024.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.