Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Greve de docentes faz aulas de 2013 atrasarem em 5 federais

Universidades começam a definir calendário de reposição

DE SÃO PAULO

Ao menos cinco universidades federais já admitem que o ano letivo de 2013 sofrerá atraso devido à reposição das aulas perdidas com a greve dos professores.

Estão na situação as federais UFPE (Pernambuco), UFC (Ceará), UFG (Goiás), UFPR (Paraná) e UFPA (Pará). A paralisação durou quatro meses.

Em São Paulo, Unifesp e UFABC ainda definem o calendário de reposição -nesta última pode chegar a 2015.

Um dos cenários mais complicados é o da UFPE, onde a previsão é que o segundo semestre comece em 3 de dezembro e termine só em 25 de abril. Com isso, a universidade estima que o ano letivo de 2013 deva terminar só em 2014.

A UFG também estima que a normalização do calendário só acabe em 2014. Na UFPR, segundo o novo calendário, o ano letivo de 2012 deve acabar em março. Lá, as aulas recomeçaram ontem. Na UFRJ, a reposição começou no dia 10 e deve durar cinco semanas.

PROPOSTAS

O governo concedeu reajustes entre 25% e 40%, dependendo da titulação. O Andes (maior sindicato da categoria) reivindicava que todos os docentes pudessem chegar ao topo da carreira, independentemente da titulação. (NATÁLIA CANCIAN)

colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.