Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

No inverno, São Paulo registra a 2ª maior temperatura do ano

Com 34,1ºC, cidade teve o 3º dia de inverno mais quente desde 1961; meteorologistas garantem que chove amanhã

Já são 62 dias sem chuva significativa; além do calor, a cidade teve ontem mais um dia com ar seco e poluído

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PORTO ALEGRE

Os paulistanos continuam enfrentando muito calor. Ontem os termômetros chegaram a 34,1°C. Foi a segunda maior temperatura do ano na cidade, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A primeira -de 34,3°C- foi registrada em março, no verão.

Ontem foi também o terceiro dia de inverno mais quente na cidade desde 1961, quando a temperatura chegou a 35,2ºC em 20 de setembro daquele ano. No inverno de 2007, os termômetros chegaram a 34,5ºC.

A previsão para hoje é de que o calor continue. A tão esperada chuva chega amanhã, com queda na temperatura.

Além do calor, ontem o ar da cidade ficou mais uma vez seco e poluído. À tarde, a umidade ficou abaixo de 30%. A qualidade do ar foi regular em toda a cidade e em quase todo o Estado.

Os paulistanos continuam ainda contando dias sem chuva significativa (a partir de 1 mm). Até ontem foram 62. É a maior estiagem desde 1985, que teve 78 dias secos.

A previsão é de que o tempo permaneça quente e seco hoje, segundo a Somar Meteorologia. A máxima fica mais uma vez na casa dos 34°C e a noite também será quente.

A boa notícia é que amanhã, a dois dias do fim do inverno, deve chover. Uma frente fria se desloca para o Sudeste e vai causar chuvas no Estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas.

"Não é uma chuva muito forte, mas é garantido", diz a meteorologista Tatiane Martins, da Somar.

A previsão é de que chova entre 5 mm e 15 mm. A meteorologista explica que, diferentemente das outras frentes frias que passaram por São Paulo até agora, essa é mais forte e se encontrará com a umidade da Amazônia trazida pelos ventos. Por isso, afirma Tatiane, a chuva é certa.

Até o fim de semana, o tempo fica nublado e com condição para chuvas. As temperaturas vão cair.

No Rio Grande do Sul, onde está a frente fria, a chuva interditou rodovias e causou transtornos. Ontem, Porto Alegre registrou 118,8 mm de chuva. (MARIANA DESIDÉRIO E DANIEL CASSOL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.