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Avenidas travam em todos os horários

Sete delas ocupam ranking das dez mais lentas em toda a cidade

Vias concentram os chamados macro deslocamentos, que conectam diferentes regiões da metrópole

DE SÃO PAULO

Entre as dez vias mais congestionadas de São Paulo ao longo do dia, sete avenidas aparecem travadas em todos os horários, mostra levantamento feito pela Folha.

São elas: Radial Leste, Washington Luís, marginal Pinheiros, marginal Tietê, Aricanduva, corredor norte-sul e Bandeirantes.

Essas são justamente as vias que recebem maior atenção da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Isso ocorre porque essas vias concentram os chamados macro deslocamentos, que conectam diferentes regiões da metrópole.

A Radial Leste é a pior no período da manhã, e a marginal Tietê assume a liderança em todos os outros horários: das 10h à meia-noite.

A marginal está restrita para caminhões desde março deste ano, mas, como a Folha mostrou na última sexta-feira, a medida não conteve os grandes congestionamentos do corredor.

"Em breve, não haverá intervalos demarcados entre os picos de congestionamentos", avisa Luiz Célio Bottura, engenheiro e consultor em trânsito e transporte.

"Para o trânsito, dia de semana ou fim de semana será a mesma coisa."

DRINQUES E ACIDENTES

O levantamento feito pela Folha analisou as 24 horas do dia. Na madrugada, o fluxo pode ser considerado baixo, por enquanto, sem grandes impactos no resultado.

O que chama a atenção é que o antigo "entrepico"-das 10h às 17h, quando não há nem rodízio nem restrição aos caminhões na marginal Tietê- está com congestionamentos tão ruins quanto os do pico da manhã (7h às 10h). Além disso, entre 20h e meia-noite, as marginais enfrentam lentidões quase tão ruins quanto as do pico da noite (17h às 20h).

Há duas explicações para esse trânsito tardio: no caso das restrições aos caminhões, esses veículos pesados tendem a circular mais após as 22h, quando estão liberados.

Durante a noite e a madrugada, trechos que não ficariam parados acabam sendo prejudicados por causa dos acidentes. "Na quinta começa o happy hour do pessoal de maior poder aquisito, mas na sexta e sábado é do pessoal mais simples. E cada acidente é um ponto de congestionamento", diz Bottura.

"Até as blitze da lei seca, que são necessárias, não podem ser descartadas como fatores de lentidão", diz ele.

(ANDRÉ MONTEIRO E CRISTINA MORENO DE CASTRO)

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