Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bando invade empresa de segurança e rouba arsenal

Três homens armados levaram 16 espingardas calibre 12 e 44 revólveres

Antes de invadir a Quality, na região do Butantã, quadrilha rendeu vigilante a caminho do trabalho

RICARDO BUNDUKY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
JOSMAR JOZINO
DO “AGORA”

Três homens armados invadiram ontem uma empresa de segurança privada na região do Butantã, zona oeste de São Paulo, e levaram 60 armas -16 espingardas calibre 12 e 44 revólveres calibre 38-, além de munições e 15 coletes à prova de balas.

A polícia não tinha suspeitos. Em outros casos, armamentos roubados em grande quantidade foram parar nas mãos do crime organizado.

Em 2009, armas levadas de um centro de treinamento em Ribeirão Pires (Grande São Paulo) foram achadas no Rio, em áreas onde atuavam as facções Comando Vermelho e Terceiro Comando.

De acordo com a Polícia Civil, por volta das 7h, três criminosos entraram na Quality Inteligência em Segurança, que funciona em uma rua do Jardim Bonfiglioli, área residencial de classe média.

Antes, o bando rendeu um vigilante da empresa, de 36 anos. Em depoimento no 14º DP (Pinheiros), ele disse ter sido atacado por dois homens armados em uma passarela sobre a rodovia Raposo Tavares, a 400 m da Quality.

Ele contou ter sido ameaçado de morte e levado à empresa, onde outro vigia, de 23 anos, o aguardava para a troca de turno. O segundo vigilante afirmou que viu o colega sob a mira das armas e foi obrigado a abrir o portão.

Em seguida, abriu a garagem para a entrada do terceiro assaltante, que estava em uma Fiorino branca, usada para transportar o arsenal.

Os vigilantes também contaram que foram obrigados a levar o bando à sala de monitoramento, onde os criminosos danificaram as câmeras.

Os dois vigilantes foram deixados pela quadrilha em Carapicuíba. A Polícia Civil investiga se os ladrões receberam informações privilegiadas e se houve a participação de funcionário no crime.

PREJUÍZO

A empresa funciona há dois anos no local. Um dos donos, o argentino Marcelo Oscar Ferlini, 57, vive no Brasil há 24 anos e diz trabalhar há 30 no ramo de segurança.

Ele estima os prejuízos em cerca de R$ 100 mil, mas disse que os itens roubados não comprometerão o atendimento aos cerca de 40 clientes.

"O que a gente lamenta é não poder ter repelido a ação, que já aconteceu com outras empresas e com o mesmo modus operandi. Essas armas vão alimentar o crime."

Segundo ele, o arsenal estava em uma sala protegida com grades e portas de chapa metálica. O alarme, segundo ele, não estava ativado no momento porque a empresa estava em funcionamento.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.