Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Neve na primavera?

Turistas e moradores de 7 cidades de SC e do RS se surpreendem com frio fora de época; em São Paulo, às 12h, 8ºC e sensação térmica de 4ºC negativos

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

No Sul, neve após semanas de calor; em São Paulo, 8°C e sensação térmica de 4°C negativos, às 12h. E isso tudo em plena primavera.

As baixas temperaturas em sete cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, fizeram a alegria dos poucos turistas que restaram -a alta temporada vai até agosto.

Entre a noite de terça e ontem, pela primeira vez em 12 anos nevou na serra catarinense durante a primavera.

Para Rômulo Haberbeck, do Convention Bureau da serra catarinense, a reviravolta do clima vai dar uma "oxigenada" nos negócios.

Nos últimos dias, a ocupação de hotéis e pousadas estava em torno de 40%.

Dono de uma pousada rural de São Joaquim (SC), Péricles Lueneberg conta que, com a neve da primavera, seu telefone "não parou de tocar". "Normalmente, no meio de semana não tem ninguém [nos hotéis]", afirma.

Na cidade, os termômetros atingiram 3°C negativos ontem. Também houve geada e temperaturas negativas em várias partes do Estado.

Mas a sensação térmica foi ainda pior, por causa dos ventos, chegando a 21°C negativos em São Joaquim e a 30°C negativos no morro da Igreja, segundo o Ciram (órgão meteorológico de SC).

Neste ano, só havia nevado rapidamente em julho, no morro da Igreja, um dos pontos mais altos de Santa Catarina.

O frio fora de época contrasta com o calor que moradores do Sul enfrentaram nas últimas semanas de inverno. Porto Alegre, por exemplo, teve o agosto mais quente desde o começo das medições da Metsul Meteorologia.

Para hoje, não há previsão de mais neve no Sul, diz o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já a Somar Meteorologia prevê mais neve hoje.

O Inmet indica aumento da temperatura amanhã e sábado, quando a mínima nas partes mais altas de Santa Catarina dever chegar 5°C e ultrapassar 20°C no Rio Grande do Sul.

SÃO PAULO

A chegada da frente fria ao Estado de São Paulo, na madrugada de ontem, também derrubou as temperaturas e trouxe ventos fortes e chuva.

Na capital, em 24 horas houve queda de quase 13°C. Segundo dados do Inmet, os termômetros marcavam 10°C às 13h -anteontem, nesse horário, eram 22,6°C.

Às 12h, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura, registrou na zona sul 8°C e sensação térmica de 4°C negativos. O CGE indica que o frio continua hoje, com temperaturas em torno de 8°C de manhã.

Em Santos, no litoral paulista, a ventania provocou ondas de quase 3 metros. O mar invadiu calçadas e ruas.

No litoral norte, a balsa que faz a travessia entre São Sebastião ficou fechada por aproximadamente 12 horas por causa dos fortes ventos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.