Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Nelson Edgard Ribeiro Barbosa (1945-2012)

Fuscão Preto, um político paulista

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Em 1982, nas eleições para prefeito de Serra Azul (SP), Nelson Edgard Ribeiro Barbosa recebeu 471 votos. Na frente dele, Osmar Lourenço (PDS) aparecia com 702 votos.

Quem assumiu o cargo, porém, foi Barbosa, o segundo.

Na época, o voto para prefeito era proporcional. O PMDB, de Barbosa, tinha três candidatos, que, juntos, conseguiram 1.127 votos. O PDS teve apenas 867. Como o mais votado dos três peemedebistas, Barbosa levou a vaga.

Em sua cidade de 11.256 habitantes, ficou conhecido por "Fuscão Preto" por usar seu Volkswagen na campanha.

Ao vencer o pleito, foi a pé até uma igreja em Tambaú, a 71 km, para pagar promessa. Seu primeiro Fusca ele transformou em monumento erguido na entrada da cidade.

Filho de um seleiro, começou a trabalhar como ajudante de açougueiro. Com o tempo, teria o próprio açougue e um supermercado. Atualmente, mantinha uma padaria.

Em 1992, tentou de novo a prefeitura, mas teve a candidatura impugnada pouco antes das eleições porque, em seu mandato, tirara verba da educação para construir piscinas. Lançou a mulher, Arlinda, que acabou eleita.

Acusada de irregularidades, a mulher foi cassada em 1996, e o monumento, retirado. Barbosa e seu segundo Fusca, ano 1980, continuaram na política. Neste ano, era candidato a vice-prefeito.

Adorava jogar sinuca e dançar forró, como conta o filho Edson, candidato a vereador.

Sofria de um tumor de fígado. Morreu na quinta (27), aos 66. O filho Edgar foi colocado em seu lugar na chapa. No enterro, o Fuscão foi na frente. Teve sete filhos e 11 netos.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.