Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Orostrato Olavo Silva Barbosa (1923-2012)

O maior produtor de leite do país

DE SÃO PAULO

Em 1986, Orostrato Olavo Silva Barbosa recebeu em sua fazenda São Joaquim, nos municípios paulistas de Pereira Barreto e Mirandópolis, um ofício dizendo que o local seria visitado por técnicos do Incra, o que nunca ocorreu.

Pouco tempo depois, Olavo Barbosa, como era conhecido, soube que suas terras tinham sido desapropriadas pelo governo Sarney para fins de reforma agrária. Na época, ele já era campeão nacional de produção de leite.

A fazenda São Joaquim, segundo jornais da época, tinha 10.430 cabeças de gado e produzia 3.400 sacas de 60 kg de milho, para o consumo dos animais. A propriedade, por sinal, havia sido premiada pelo próprio Incra, que reconheceu o erro. O ato foi revogado.

Olavo, atualmente, continuava sendo o maior produtor de leite do país. No ano passado, ganhou pela segunda vez seguida o troféu Balde de Ouro, o "Oscar do Leite".

Natural de Guaxupé (MG), trabalhou numa exportadora de café antes de partir para a pecuária. Em 1960, sua fazenda São José, entre Tapiratiba (SP) e Guaxupé, começou a produzir leite tipo B.

Em 1980, adotou o sistema free-stall, em que as vacas ficam confinadas. Em 1987, após a construção de um complexo, passou a produzir o leite Fazenda Bela Vista, tipo A. Atualmente, com 3.000 vacas constantemente em lactação, a marca produz 75 mil litros de leite por dia.

Além de comercializar também derivados do leite, Olavo tinha investimentos na área de café e suco de laranja.

Morreu no sábado (29), aos 89 anos. A causa não foi informada pela família. Teve quatro filhos (um é falecido), sete netos e dez bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.