Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Braz Leme, 1ª ciclovia da zona norte, é aberta

Ciclistas aprovaram a pista de 6 km no canteiro central, mas se queixaram da sinalização e de árvores baixas

Por causa das eleições, ciclofaixas de lazer não serão ativadas e Minhocão ficará restrito a carros no domingo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A zona norte de São Paulo ganhou sua primeira ciclovia.

A região, que já contava com a ciclofaixa da praça Heróis Expedicionários à estação Parada Inglesa, tem desde ontem 6 km de pistas exclusivas para ciclistas no canteiro central da av. Braz Leme, separadas da via para carros -na ciclofaixa, uma faixa da rua é exclusiva para as bicicletas.

A nova pista, que funcionará diariamente da rua Marambaia à av. Santos Dumont, foi aprovada por ciclistas, mas houve queixas por causa de árvores baixas e falta de proteção nos trechos onde ela fica encostada à pista para carros.

"É preciso colocar grades. Assim ficaríamos mais tranquilos passando tão perto dos carros em trechos que têm até curvas", disse o aposentado Domingos Adão, 60.

O taxista Alexandre Soares da Costa, 42, que faz corridas diárias pelo local, disse que a ciclovia também beneficiou os pedestres. Antes, o canteiro central era compartilhado com as bikes. Agora, cada um tem sua pista exclusiva.

"Os ciclistas andavam muito rápido e perto da gente", contou. "Mas precisam melhorar a sinalização para pedestres, como neste cruzamento [com rua Heliodora], que não tem semáforo para pedestre."

A Folha identificou pedestres andando pelo local restrito às bikes. Segundo o professor Cycero Almeida Neto, 43, que já vinha usando a ciclovia para ir ao trabalho antes da inauguração, isso ocorre com frequência. "Muitas pessoas trazem cães para passear na ciclovia."

A CET informou que já havia identificado a necessidade de instalar um semáforo no trecho apontado por Costa, mas não deu prazo. Afirmou ainda que colocará grades nos trechos em que a pista está mais próxima da avenida.

A Subprefeitura de Santana informou que a poda das árvores começa hoje.

Com a pista da Braz Leme, os 11 milhões de habitantes de São Paulo contam com 60,4 km de ciclovias. São 203,7 km de infraestrutura cicloviária, incluindo ciclofaixas, em que uma faixa da rua é exclusiva para ciclistas, e ciclorrotas, que não são exclusivas para bikes.

Amsterdã, na Holanda, tem 1.500 km de rotas para bicicletas para 780 mil habitantes; destes, 400 km são ciclovias.

ELEIÇÕES

Por causa das eleições, as ciclofaixas de lazer não serão ativadas neste domingo. Segundo a CET, os principais corredores da cidade ficaram liberados só para o trânsito de veículos para garantir a segurança, a fluidez e a mobilidade dos eleitores.

O elevado Costa e Silva, o Minhocão, que normalmente fica fechado aos domingos, será liberado ao tráfego de veículos das 6h às 20h no dia da votação.

(FELIPE SOUZA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.