Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entrevista

Há um ciclo vicioso de violência, afirma professor

DE SÃO PAULO

Theo Dias, professor de direito da FGV, diz que existe um clima de revanchismo entre PMs, o que cria um ciclo vicioso de violência.

-

Folha - Há uma guerra?
Theo Dias - Parece haver, o que não deveria. O que se espera é que a polícia aja com inteligência e dentro da lei. Parece é haver clima de revanchismo e um ciclo vicioso de violência. Não se pode igualar os métodos.

Há limites?
Não há dúvida de que a PM tem política interna de contenção de força letal, mas isso cai quando se põe no comando policiais sem histórico de exercício ponderado da força. Mostra compromisso com a política permissiva à força letal.

Vivemos um clima parecido com o de 2006?
Tanto hoje quanto naquela época, há um grupo que cresceu e que tem forte presença nos presídios, com comunicação com o mundo exterior, mas não há clareza em relação à extensão dele.
Não sei até que ponto todas as mortes podem ser atribuídas a um grupo organizado ou se isso tudo não é usado como álibi. É importante entender que algo saiu do prumo, mas temos que ter consciência que pode não ser só o PCC.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.