Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Internet 'descristianiza o mundo', afirma arcebispo em Aparecida

Victor Moryiama/Folhapress
Pescador prepara canoa para procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora
Pescador prepara canoa para procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO

O arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, disse que as novas tecnologias da comunicação estão provocando a "descristianização" do mundo, especialmente dos fiéis mais jovens.

Ele celebrou a missa pelo dia de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.

Segundo o cardeal, meios como a internet disseminam a "recusa à religião". Ele defendeu o fortalecimento da doutrina católica. O papa Bento 16 instituiu o "Ano da Fé", que começou anteontem e vai até novembro de 2013.

Após a celebração, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que é "fundamental" o governante seguir "valores cristãos", mas que não se deve misturar "busca de voto com a questão religiosa".

Apesar da chuva, cerca de 146 mil pessoas foram ao Santuário Nacional.

O mau tempo impediu que a imagem da santa percorresse as ruas da cidade.

PROCISSÃO FLUVIAL

Na periferia de São José dos Campos (a 97 km de São Paulo), a homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi feita por meio de canoas e outras embarcações simples que se lançaram no rio Paraíba do Sul, local onde pescadores disseram ter encontrado uma imagem de Nossa Senhora, o que deu início à devoção.

"Meu sangue tinha virado água. Tomei quatro bolsas de sangue. O médico me disse que tinha pouco tempo de vida. Mas, em uma semana, ela me curou. Parei de beber e de fumar depois de 20 anos", diz o pescador Vladimir Ramos, 38, que fez sua estreia na procissão fluvial, que está em sua décima edição.

Cerca de 20 pequenos barcos e canoas com devotos se organizaram para a saída quando o dia ainda clareava.

Os barcos desceram calmamente pelo rio, percorrendo um trajeto curto, de cerca de um quilômetro.

Na chegada, dezenas de fiéis e crianças vestidas de anjo receberam o grupo, que foi festejado com rosas, terços, palmas e fogos.

(DIÓGENES CAMPANHA E VICTOR MORIYAMA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.