Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Metrô e CPTM vão ter integração de graça na zona leste

A partir de segunda, estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé não cobrarão por baldeação em determinados horários

Objetivo é redistribuir o fluxo de passageiros e estimular o uso das linhas fora do horário de pico, diz governo

SIMEI MORAIS
DO “AGORA”

Metrô e CPTM terão integração tarifária em mais duas estações da zona leste.

A partir da próxima segunda-feira, será possível passar de graça da linha 3-vermelha do Metrô para as 11-coral e 12-safira da CPTM por meio das estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé.

A integração gratuita só acontecerá o dia todo aos domingos e feriados. De segunda a sexta-feira, será oferecida das 11h às 15h e a partir das 21h. Aos sábados, a partir das 15h (veja quadro ao lado).

Até então, para transitar entre as três linhas por essas estações, era necessário pagar mais uma tarifa (R$ 3).

O objetivo da integração, diz a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, é redistribuir o fluxo de passageiros, com mais opções de embarque e desembarque.

"É um gerenciamento de demanda para estimular o uso das linhas mais tarde", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB), ontem, na estação Corinthians-Itaquera -o anúncio foi feito antes, na estação Tatuapé.

RECLAMAÇÃO

Ontem, a auxiliar de serviços Denilza Souza e Silva, 45, parou Alckmin na estação Tatuapé para reclamar justamente da falta da integração tarifária.

Ela sai de Ferraz de Vasconcelos, na linha 11-coral, para trabalhar na estação Artur Alvim, da linha 3-vermelha do metrô.

"Eu poderia já descer na Corinthians-Itaquera, mas, para não pagar outra vez, vou até o Brás, na outra ponta, para passar para o metrô e voltar o mesmo caminho, até Artur Alvim", disse.

Denilza explica que o trajeto dura 45 minutos.

Atualmente, é possível fazer a integração gratuita entre os trens da CPTM e os do Metrô em seis estações: Pinheiros, Tamanduateí, Santo Amaro, Brás, Luz e Barra Funda.

Alckmin disse, ainda, que determinou que seja analisada a ampliação da integração gratuita.

"Já pedi à secretaria [dos Transportes Metropolitanos] um estudo para antecipar, das 10h às 16h", afirmou o governador.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.