Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Após crise, estrangeiros migram mais para o Brasil

MARÍA MARTÍN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

O número de estrangeiros que se mudaram para o Brasil aumentou de forma expressiva nos últimos anos. Na década de 2000, o país recebeu 455.333 "gringos", de acordo com o Censo. O número é 62,7% maior que registrado na década de 1990, quando 279.822 migrantes desembarcaram no Brasil.

A crise econômica de 2008, que afetou principalmente os países ricos, é apontada como um dos motivos para esse aumento. Dos migrantes que vieram na década passada, mais da metade chegou a partir de 2008. Ela também ajuda a explicar o retorno de um número importante de brasileiros que moravam no exterior.

Dos estrangeiros vindos na última década, 17,4% saíram dos Estados Unidos. Foi o caso de Collin Olagundoye, 37, que em 2010 trocou Nova York por São Paulo para acompanhar a carreira da mulher. Ela trabalha no mercado financeiro e ele virou professor de inglês.

A segunda maior comunidade de migrantes veio do Japão, com 9,8%. Satoshi Ogawa, 36, já é para os amigos o "japonês que samba bem".

Ele aterrissou em São Paulo em 2007, quando a empresa Ajinomoto o transferiu para ser gerente de marketing.

"Não sabia nada do Brasil além das imagens do futebol, do Carnaval e a criminalidade", diz. "A imagem do crime se mantém [ele foi assaltado há dois dias], mas é um país simpático para estrangeiros e não tem tanto preconceito com as diferentes origens das pessoas como outros países."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.