Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com tratamento, esquizofrenia é controlável

DE SÃO PAULO

Coordenador do Proesq (Programa de Esquizofrenia da Unifesp), o psiquiatra Rodrigo Bressan diz que a esquizofrenia é uma doença que pode ser controlada se for tratada adequadamente.

Segundo ele, estudos apontam que pessoas com esquizofrenia não são mais violentas que a população em geral. "A interpretação da maioria é estigmatizadora, acham que a pessoa é louca. Mas é uma doença como qualquer outra, que precisa de tratamento. Não se pode criar um pânico geral."

De acordo com Bressan, o risco de alguém com diagnóstico da doença ter um surto e reagir como Fernando Gouveia ontem é muito menor se a pessoa está medicada e segue o tratamento corretamente.

Os remédios tratam sintomas da doença, como delírios e alucinações -por exemplo, ouvir vozes e atribuir a elas explicação fantástica. Quem segue o tratamento pode eliminar essas manifestações e, caso as tenha, não vai agir segundo os delírios.

"Se esse rapaz tem de fato esquizofrenia, há grande chance de não tomar remédios ou não responder mais ao tratamento convencional."

Uma revisão de estudos feita pelo Instituto de Psiquiatria da USP mostrou que metade dos portadores de esquizofrenia não adere ao tratamento, o que aumenta em 88% as chances de surtos.

(MARIANA VERSOLATO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.