Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Em rede social, médica mostra problemas de posto de saúde

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Em vez da sala de aula, um pequeno consultório médico. No lugar das queixas sobre falta de professores, o desabafo em relação a carência de agentes de saúde.

Inspirada nos "diários de classe" criados para denunciar problemas em escolas públicas, uma médica de Goiânia decidiu fazer seu próprio diário virtual para exigir melhorias para o posto de saúde onde trabalha.

Até ontem, o "Diário de um Posto de Saúde" () já tinha quase 2.900 apoiadores. A médica Luisa Portugal, 25, diz que teve a ideia após pedir para que problemas da unidade fossem resolvidos, sem sucesso.

A inspiração para a página no Facebook veio da catarinense Isadora Faber, 13, que conseguiu uma reforma na escola facebook.com/DiarioDeUmPostoDeSaude estuda após mostrar os problemas da instituição.

Uma das principais reclamações de Luisa é a falta de profissionais de limpeza. Também entram na lista queixas sobre falta de remédios, lençóis e proteção na janela.

"Meus pacientes ficam expostos. Às vezes, vou fazer exame de mama e as mulheres ficam sem graça, com medo de alguém passar pela janela."

"Muitos dizem que estou entrando em uma fria", diz a médica, que não teme represálias. Segundo ela, seus colegas a apoiam.

A coordenadora de estratégia da saúde da família em Goiânia, Patrícia Parreira, reconhece os problemas e diz que a prefeitura vai corrigi-los. Ela diz apoiar a iniciativa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.