Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Instituto Nacional de Câncer cria game anticigarro para crianças

DO RIO

Substituir plantações de tabaco pelo cultivo de uvas, montar o cartaz de uma campanha contra o cigarro e ajudar fumantes de narguilé a encontrar outras formas de lazer são algumas das tarefas propostas por um game lançado ontem pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer).

O jogo "Agentes da Saúde - Por um Mundo Livre do Cigarro" está disponível de forma gratuita no site do instituto (www.inca.gov.br) e tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

De acordo com o diretor-geral da instituição, Luiz Antonio Santini, a iniciativa é um contra-ataque às estratégias da indústria do fumo voltadas para essa faixa etária.

"Lamentavelmente, mesmo tendo ciência do mal que o cigarro faz, a indústria é capaz de dirigir mensagens subliminares para o público infantojuvenil", diz Santini.

Ele cita a disposição dos maços de cigarro nos pontos de venda, muitas vezes ao lado de doces e na linha dos olhos dos pequenos, como formas de atraí-los.

Com o jogo, o Inca espera aumentar a consciência sobre os malefícios do tabaco.

O vilão da história é o Dr. Fumoide, chamado de "pilantra" e "cara de pau" pelo agente de saúde Carlos, que funciona como uma espécie de guia, explicando o que as imagens mostram na medida em que a história avança.

Algumas mensagens tinham problemas de redação -a reportagem encontrou frases com palavras faltando.

Ele diz que, nos próximos meses, será feita avaliação da receptividade e do impacto do jogo sobre os usuários.

"As informações científicas estão corretas, mas não sou pedagogo para saber como vai ser a aceitação. Podemos fazer modificações no conteúdo para trabalhar mais a questão comportamental."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.