Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bahia deixa, de novo, de aderir à medida

DE SÃO PAULO

Um ano após voltar a aderir, a Bahia deixou, de novo, de adotar o horário de verão.

O Estado, que seria o único do Nordeste a adiantar os relógios em uma hora a partir do domingo, seria incluído na medida até a semana passada, quando o governador Jaques Wagner (PT) recuou.

Foi justamente o governo do petista que fez a Bahia voltar a ter horário de verão em 2011, depois de oito anos -em 2003, o Estado foi excluído da medida após pedido da gestão Paulo Souto (DEM).

A decisão de voltar a aderir, no ano passado, atendeu principalmente empresários, que diziam sofrer prejuízos por causa do fuso-horário diferente do usado no Sudeste.

À época, Wagner lançara mão de estudo sobre a luminosidade do sol para justificar a inclusão da Bahia. Citou vantagens para bancos, voos e "quem acompanha o futebol ou novela na TV".

Ao voltar atrás, no último dia 11, o governador citou uma pesquisa do governo que teria apontado 76% da população contrária ao horário de verão. "Eu sou governador, não sou ditador. A gente tem que ouvir a preferência do povo", disse.

O recuo do governo baiano ocorreu após o candidato de seu partido à Prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino, se manifestar contra a adesão. Ele disputa o segundo turno com ACM Neto (DEM).

O governador negou ter sido influenciado pelo momento eleitoral. A oposição, é claro, protestou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.