Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sebastião Lima de Carvalho e Silva (1919-2012)

Depois dos 70, voltou a competir na natação

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Depois dos 70, idade em que se aposentou, Sebastião Lima de Carvalho e Silva voltou a pular na piscina. Juntou um baú de medalhas competindo.

Campineiro, cresceu em Mogi Mirim, onde o pai, o tabelião Lauro, dá nome a um centro cultural por sua atividade como escultor. Sua mãe, Carlota, nomeia a Casa da Criança, que ajudou a fundar.

Aos 12 anos, Sebastião foi para Ribeirão Preto porque, naqueles tempos, não existia ensino ginasial na cidade. Na época da faculdade, veio a São Paulo fazer direito na USP.

Como universitário, nadava e jogava polo aquático.

Colou grau em 1944 e começou a advogar em Catanduva (SP), onde tinha um tio advogado. Lá, conheceu Anna Letícia, que nascera na ilha de Santa Helena, território britânico no Atlântico Sul, onde Napoleão ficou exilado.

Após se casar em 1946, voltou a Mogi Mirim. Manteve seu escritório e foi o primeiro presidente da subseção da OAB.

Aposentado, foi incentivado por um antigo colega da faculdade e por nadadores de Mogi a voltar para a água.

Topou e foi competir na categoria master pelo Esporte Clube Pinheiros de São Paulo. Disputou torneios nos EUA, Canadá, Inglaterra, Marrocos e no Brasil todo. Só parou cerca de dois anos atrás, após passar por cirurgia cardíaca.

Dedicou-se então à chácara onde morava. Quase uma década atrás, realizou o sonho de levar a mulher para rever a ilha de Santa Helena.

Morreu em 23 de setembro, aos 93, em decorrência de uma infecção. Teve 12 filhos, 46 netos e 29 bisnetos. A missa de 1º mês será amanhã, às 18h30, na igreja do Santíssimo Sacramento, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.