Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Envio de passaporte com visto dos EUA vai atrasar

Justiça suspendeu entrega, feita pela empresa DHL, após ação dos Correios

Recomendação é que entrevistas sejam remarcadas para depois do dia 1º de novembro, segundo o consulado

DE SÃO PAULO

A Justiça Federal de São Paulo mandou suspender a entrega de passaportes com visto americano no Brasil. O envio é feito pela DHL Brasil.

A decisão, liminar, começou a ser cumprida anteontem. Ontem, a DHL tentou derrubá-la, mas a Justiça negou o pedido.

Por conta da decisão, haverá atraso na entrega de passaportes. O documento é enviado para o endereço do solicitante -assim que há resposta dos EUA se o visto foi ou não concedido.

Os consulados dos Estados Unidos dizem esperar normalizar a situação até 1º de novembro, quinta que vem.

A recomendação é que quem tenha entrevista marcada nos postos de atendimento do consulado nos próximos dias faça o reagendamento para depois do dia 1º.

Passaportes que deveriam ter sido entregues anteontem e ontem pela DHL voltarão para os postos de atendimento dos consulados dos Estados Unidos em todo o país.

Quem não tiver recebido o documento e estiver em vias de viajar deve procurar o serviço de atendimento. Os telefones de São Paulo são 0/xx/11/3958-0957 e 0/xx/11/3958-4841. O endereço na internet é o usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome.

Não será preciso pagar nova taxa de entrega.

IMBRÓGLIO

Uma ação dos Correios motivou a suspensão. A estatal argumentou -e a Justiça aceitou- que o envio dos passaportes pela DHL quebra o monopólio postal que os Correios, por lei, detêm.

A DHL foi contratada pela CSC, empresa responsável pelos centros de solicitação de visto dos Estados Unidos.

A Folha havia revelado em junho a intenção dos Correios de retomar o envio dos passaportes. A estatal executava o trabalho até abril, quando o governo americano mudou o sistema e contratou a DHL.

Agora, por conta da ordem judicial, os Correios reassumirão o serviço. Ainda não se sabe de que maneira nem quando isso ocorrerá, de acordo com a CSC -daí a orientação para os solicitantes procurarem os postos de atendimento ao visto.

A DHL informou achar "descabida" a classificação dos Correios (aceita pela Justiça) de que o envio do passaporte fere o monopólio postal. A legislação determina que os Correios sejam responsáveis pelo envio de cartas.

Para a DHL, passaporte não é carta. "A DHL oferece o mesmo tipo de serviço em diversos países." A empresa e o consulado dizem trabalhar para resolver a questão.

Os Correios dizem que os problemas não são de sua responsabilidade e que, quando cuidava do serviço, não havia atrasos ou demora.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.