Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Por internação à força, filha leva pai dopado para centro de saúde

No 1º dia do plantão que analisa tratamento compulsório de dependentes, parentes procuraram ajuda

Estado não divulga o total de atendimentos; para juiz, o dia foi 'histórico' para a população sem acesso à Justiça

DE SÃO PAULO DO “AGORA”

A única forma que uma funcionária autônoma encontrou para internar seu pai, usuário de crack, foi dopá-lo. Assim, o homem, de 62 anos, entrou no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), no primeiro dia do plantão judicial que analisa casos de internações compulsórias de dependentes químicos.

O plantão funciona diariamente, das 9h às 13h, com juiz, promotor e advogados designados pela OAB, no centro de saúde, na região central.

Quando a internação for recomendada por um médico e o usuário refutar o tratamento, caberá ao juiz de plantão decidir -com base em parecer do membro da Promotoria.

Segundo o governo, porém, essas internações serão exceções.

O pai da autônoma foi um dos que recebeu indicação médica para ser internado mas, como o plantão já havia terminado, a decisão sairá hoje.

A mulher, que recolheu o pai da rua dizendo que o levaria ao médico, precisou colocar um calmante num copo de suco para conseguir levá-lo.

"Ele já usa crack há dez anos, já foi internado voluntariamente duas vezes, mas quis sair. Não quero que ele morra. Não saio daqui sem a internação", dizia a filha.

Apesar desse caso, as mães à procura de internação para os filhos eram maioria ontem.

Um jovem que mordeu o pai e ameaçou fazer um roubo com a réplica de uma pistola é outro caso de internação que aguarda a Promotoria. A Secretaria de Estado da Saúde não divulgou o número total de atendimentos realizados.

Além dos dois casos que aguardam decisão, dois usuários foram internados voluntariamente e mais dois fugiram do tratamento.

'HISTÓRICO'

Mesmo sem ninguém internado à força, o juiz Samuel Karasin, que estava no plantão ontem, disse que o dia foi "histórico".

"Porque, pela primeira vez, o Judiciário volta sua atenção especificamente para pessoas que nunca foram privilegiadas, que não tinham acesso à Justiça."

Conforme o Tribunal de Justiça, antes de decidirem, os magistrados irão analisar laudos médicos e conversar com cada dependente químico.

Entre os que fugiram do tratamento estava um jovem. De passagem pela rua Prates, onde funciona o Cratod, ele parou após ver os militantes da luta antimanicomial.

Enviado para o serviço de "orientação", em uma hora, seria atendido. "Não vou aguentar", gritava.

Acabou aproveitando a comoção que tomou conta dos repórteres, recolheu R$ 6,50 (que disse serem para comprar um prato feito) e saiu.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página