Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Esquema no Denarc atraía traficantes internacionais

PF pedirá bloqueio de bens de agentes da divisão antidrogas presos com cocaína

Empresário hospedava criminosos na cidade e encomendava cargas de droga pura, sempre acima de 200 kg

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO DE SÃO PAULO

Investigação da Polícia Federal aponta que o esquema montado por policiais do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) para desviar drogas apreendidas pelo órgão atraía para São Paulo traficantes da América Latina interessados em trazer grandes volumes de cocaína para o Brasil.

O grupo foi desmontado pela Polícia Federal de Sorocaba (99 km de São Paulo) entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado.

Foram presos três policiais civis, dois deles do Denarc, e mais duas pessoas. A PF apreendeu 300 kg de cocaína em uma carro na rodovia Castelo Branco e um apartamento na rua Apinajés, em Perdizes (zona oeste de SP), avalia­do em R$ 1,5 milhão, onde mora um dos agentes.

A Polícia Federal vai pedir o bloqueio judicial dos bens dos três policiais. A Folha não teve acesso aos presos. Eles disseram ser inocentes à PF.

Segundo as investigações, um empresário de Sorocaba hospedava traficantes internacionais na cidade e encomendava cargas de droga pura, sempre acima de 200 kg.

Para impressionar os estrangeiros, o empresário passava a mostrar grandes volumes de dinheiro. O esquema pode ter movimentado dezenas de milhões de reais ao abastecer o mercado consumidor da droga.

A PF conseguiu desvendar o modus operandi da quadrilha ao começar a monitorar grupos colombianos com trânsito nas fronteiras do Brasil. Foi então que descobriu o envolvimento dos policiais.

Quando conseguia chegar a um acordo, o empresário sorocabano combinava com os traficantes que iria buscar a drogas em pontos diferentes de São Paulo.

Ao chegar ao local, os traficantes eram então surpreendidos pelos policiais do Denarc, que anunciavam a prisão do grupo. Caso houvesse testemunhas, os traficantes eram presos. Do contrário, eram liberados. Para justificar o desaparecimento dos suspeitos, os policiais diziam aos superior do Denarc que eles haviam fugido.

Na quinta-feira da semana passada, a PF descobriu que os traficantes foram detidos presos pelos policiais com 178 kg de cocaína em um shopping ao lado da marginal Tietê. Somente 38 kg da droga foram levados ao Denarc.

Além da droga, a PF apreendeu no apartamento do agente ao menos US$ 71 mil e 27 mil euros, além de dezenas de chips de telefone, aparelhos celulares, RGs preenchidos e em branco e cheques. A Secretaria da Segurança do Estado abre hoje sindicância para apurar o caso.

Colaborou o Agora


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página