Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Em sentença, juiz defende direito de lagartixa subir pela parede

JEFERSON BERTOLINI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

As lagartixas, ao menos as catarinenses, têm todo o direito de zanzar pelas paredes. A opinião é de um juiz.

Alexandre Morais da Rosa, da 1ª Turma de Recursos da Capital, analisou a disputa entre o dono de um ar-condicionado pifado por uma lagartixa intrusa e uma importadora.

Na decisão a favor do consumidor, ele escreveu que "toda lagartixa tem o direito de circular pelas paredes externas das casas à cata de mosquitos e outros pequenos insetos que constituem sua dieta alimentar". Rosa negou o recurso da empresa e a condenou a pagar R$ 664 ao cliente.

"Todo mundo sabe disso [direito das lagartixas] e certamente também os engenheiros que projetam esses motores, que sabidamente se instalam do lado de fora da residência, área que legitimamente pertence às lagartixas."

A decisão, de 7 de fevereiro, só se tornou pública agora.

O pedido de indenização à Komlog Importação Ltda. foi feito em 2011 pelo aeronauta aposentado Antenor Cirtoli, 64, após seu aparelho pifar com três meses de uso. Técnicos detectaram que o motor travou por causa da lagartixa.

O fabricante, que pode recorrer de novo, disse que busca "oferecer produtos da melhor qualidade" e que "não é possível inserir uma proteção" ao motor do ar-condicionado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página