São Paulo, terça-feira, 01 de janeiro de 2008

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Crise imobiliária não afetará IED em países emergentes

A crise do mercado imobiliário americano não deverá afetar as decisões de IED (Investimento Estrangeiro Direto) nos países em desenvolvimento. É o que mostra a primeira pesquisa com executivos de alto escalão, feita depois da crise do "subprime", o crédito imobiliário de alto risco nos EUA.
Conduzido pela consultoria A.T. Kearney, o levantamento Índice de Confiança do IED mostrou que para 55% dos entrevistados, cujas empresas movimentam mais de US$ 3,8 trilhões ao ano, a maior preocupação é a queda do crescimento econômico dos EUA.
Porém, os mercados emergentes continuam atraindo-os fortemente. Apesar de China e Índia permanecerem como os mercados mais atraentes, o interesse em fazer investimentos em outros países aumentou. Entre eles, o Brasil vem em primeiro lugar, seguido de Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Vietnã e Malásia.
Em relação ao ano anterior, 30% dos investidores -um dos índices mais altos- melhoraram suas perspectivas em relação ao Brasil. Em comparação, os EUA tiveram o maior índice de percepção negativa para quem tem planos de investimentos: 23% reviram para baixo sua visão do país.
Apesar de a maior parte do IED feito no Brasil vir de países europeus ou dos EUA, são os asiáticos que apresentam maior confiança na região. O Brasil, na verdade, é o país preferido dos investidores orientais, logo após seus vizinhos na região (veja tabela abaixo).
A pesquisa abordou ainda a disputa por oportunidades que os investidores diretos enfrentam com os fundos de "private equity" (investimentos em companhias fechadas) e de reservas soberanas. Dos entrevistados, 31% acreditam que essas fontes de capital são benéficas e 47% têm uma visão neutra. Só 13% acreditam que são ruins.
Do ponto de vista ambiental, a escassez energética preocupa 66% dos entrevistados. Pouco mais da metade, 52%, afirma que sustentabilidade significa desafio e oportunidade.

Grupo americano investe em fábrica de biodiesel na BA

O grupo Comanche Clean Energy, controlado por um fundo de investimento norte-americano, irá aplicar US$ 14 milhões na sua unidade produtora de biodiesel, em Simões Filho, na Bahia.
Cerca de US$ 10 milhões serão divididos entre a expansão agrícola das plantações de insumos e o incentivo à agricultura familiar na região. O restante será destinado à expansão da fábrica, que irá alcançar capacidade para processar 100 milhões de litros de biodiesel.
A Comanche foi uma das vencedoras do último leilão para fornecimento de biodiesel para a Petrobras, a ser iniciado neste ano.

SABOR DO ORIENTE

No fim de 2006, o empresário Rogério Frug inaugurou a primeira loja da rede Yoi Rolls & Temaki, no shopping Eldorado, em São Paulo, quando trocou a bandeira de algumas das lojas da Temaki Express. No ano passado, começou o plano de expansão e abriu três unidades na capital paulista. Para este ano, Frug pretende chegar a cidades como Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Segundo ele, a rede também iniciará sua atuação no exterior. A cidade escolhida para a expansão internacional é Miami, nos Estados Unidos.

ALUGUEL CHIQUE

Quem já desejou usar uma das exclusivíssimas e igualmente caras bolsas de grife que marcaram época pode encontrar a solução na internet. Há pelo menos dois sites especializados em alugar modelos célebres de marcas caríssimas -o francês Feel Chic (www.feelchic.fr) e o americano Borrow or Steal (www.bagborroworsteal.com). No endereço francês, há o modelo Birkin, inspirado na atriz Jane Birkin, da Hermès, por 800 por mês de aluguel.

OUTRA JUSTIÇA
O Brasil continua ganhando posições no ranking dos países que mais recorrem à arbitragem. De acordo com a Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI), o país se tornou o maior usuário dessa modalidade na América Latina e já está em quarto lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, da França e da Alemanha. No ano retrasado, o Brasil estava na 11ª posição.

TINTIM
O espumante italiano Cel-la, importado pelo grupo La Pastina, superou a marca de 1,2 milhão de garrafas vendidas no fim de 2007.

EXPANSÃO
A Avis Rent a Car abre sua 114ª franquia no Brasil, no pólo industrial de Cachoeiro do Itapemirim (ES).

CIMENTO
A Tecnisa dobrou o volume de vendas em 2007 em relação ao ano anterior, chegando a mais de R$ 500 milhões de faturamento. A companhia alcançou a meta estabelecida de atingir R$ 1 bilhão de VGV (Valor Geral de Vendas) em lançamentos. Para este ano, a empresa pretende atingir entre R$ 1,5 bilhão e R$ 1,7 bilhão em VGV e, em 2009, até R$ 2 bilhões. Serão lançadas, neste ano, mais de 5.000 unidades, sendo 90% no segmento da faixa regulada pelo Sistema Financeiro de Habitação (até R$ 350 mil).

VERÃO
Em janeiro, a Coca-Cola, a Avon Sun, a C&A, a Sol e a Petrobras serão as patrocinadoras de um evento organizado pela RBS, em Florianópolis, o Floripa Tem, com atrações musicais, esportivas e gastronômicas.


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