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Mercado Aberto
guilherme.barros@uol.com.br
Crise imobiliária não afetará
IED em países emergentes
A crise do mercado imobiliário americano não deverá afetar as decisões de IED (Investimento Estrangeiro Direto) nos
países em desenvolvimento. É
o que mostra a primeira pesquisa com executivos de alto
escalão, feita depois da crise do
"subprime", o crédito imobiliário de alto risco nos EUA.
Conduzido pela consultoria
A.T. Kearney, o levantamento
Índice de Confiança do IED
mostrou que para 55% dos entrevistados, cujas empresas
movimentam mais de US$ 3,8
trilhões ao ano, a maior preocupação é a queda do crescimento
econômico dos EUA.
Porém, os mercados emergentes continuam atraindo-os
fortemente. Apesar de China e
Índia permanecerem como os
mercados mais atraentes, o interesse em fazer investimentos
em outros países aumentou.
Entre eles, o Brasil vem em primeiro lugar, seguido de Cingapura, Emirados Árabes Unidos,
Vietnã e Malásia.
Em relação ao ano anterior,
30% dos investidores -um dos
índices mais altos- melhoraram suas perspectivas em relação ao Brasil. Em comparação,
os EUA tiveram o maior índice
de percepção negativa para
quem tem planos de investimentos: 23% reviram para baixo sua visão do país.
Apesar de a maior parte do
IED feito no Brasil vir de países
europeus ou dos EUA, são os
asiáticos que apresentam
maior confiança na região. O
Brasil, na verdade, é o país preferido dos investidores orientais, logo após seus vizinhos na
região (veja tabela abaixo).
A pesquisa abordou ainda a
disputa por oportunidades que
os investidores diretos enfrentam com os fundos de "private
equity" (investimentos em
companhias fechadas) e de reservas soberanas. Dos entrevistados, 31% acreditam que essas
fontes de capital são benéficas e
47% têm uma visão neutra. Só
13% acreditam que são ruins.
Do ponto de vista ambiental,
a escassez energética preocupa
66% dos entrevistados. Pouco
mais da metade, 52%, afirma
que sustentabilidade significa
desafio e oportunidade.
Grupo americano
investe em fábrica
de biodiesel na BA
O grupo Comanche Clean
Energy, controlado por um
fundo de investimento norte-americano, irá aplicar
US$ 14 milhões na sua unidade produtora de biodiesel,
em Simões Filho, na Bahia.
Cerca de US$ 10 milhões
serão divididos entre a expansão agrícola das plantações de insumos e o incentivo à agricultura familiar na região. O restante será destinado à expansão da fábrica,
que irá alcançar capacidade
para processar 100 milhões
de litros de biodiesel.
A Comanche foi uma das
vencedoras do último leilão
para fornecimento de biodiesel para a Petrobras, a ser
iniciado neste ano.
SABOR DO ORIENTE
No fim de 2006, o empresário Rogério Frug inaugurou a primeira loja da rede Yoi Rolls & Temaki, no shopping Eldorado, em São Paulo, quando trocou a bandeira de algumas das lojas da Temaki Express. No ano passado, começou o plano de expansão e abriu três unidades na capital paulista. Para este ano, Frug pretende chegar a cidades como Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Segundo ele, a rede também iniciará sua atuação no exterior. A cidade escolhida para a expansão internacional é Miami, nos Estados Unidos.
ALUGUEL CHIQUE
Quem já desejou usar uma das exclusivíssimas e igualmente caras bolsas de grife que marcaram época pode encontrar a solução na internet. Há pelo menos dois sites especializados em alugar modelos célebres de marcas caríssimas -o francês Feel Chic (www.feelchic.fr) e o americano Borrow or Steal (www.bagborroworsteal.com). No endereço francês, há o modelo Birkin, inspirado na atriz Jane Birkin, da Hermès, por 800 por mês de aluguel.
OUTRA JUSTIÇA
O Brasil continua ganhando posições no ranking dos países que mais recorrem à arbitragem. De acordo com a Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI), o país se tornou o maior usuário dessa modalidade na América Latina e já está em quarto lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, da França e da Alemanha. No ano retrasado, o Brasil estava na 11ª posição.
TINTIM
O espumante italiano Cel-la, importado pelo grupo La Pastina, superou a marca de 1,2 milhão de garrafas vendidas no fim de 2007.
EXPANSÃO
A Avis Rent a Car abre sua 114ª franquia no Brasil, no pólo industrial de Cachoeiro do Itapemirim (ES).
CIMENTO
A Tecnisa dobrou o volume de vendas em 2007 em
relação ao ano anterior, chegando a mais de R$ 500 milhões de faturamento. A
companhia alcançou a meta
estabelecida de atingir R$ 1
bilhão de VGV (Valor Geral
de Vendas) em lançamentos.
Para este ano, a empresa
pretende atingir entre R$ 1,5
bilhão e R$ 1,7 bilhão em
VGV e, em 2009, até R$ 2 bilhões. Serão lançadas, neste
ano, mais de 5.000 unidades, sendo 90% no segmento
da faixa regulada pelo Sistema Financeiro de Habitação
(até R$ 350 mil).
VERÃO
Em janeiro, a Coca-Cola, a
Avon Sun, a C&A, a Sol e a
Petrobras serão as patrocinadoras de um evento organizado pela RBS, em Florianópolis, o Floripa Tem, com
atrações musicais, esportivas e gastronômicas.
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