São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Famílias reservam menos de 2% do orçamento para viagens

DA SUCURSAL DO RIO

Paulistas e mineiros gastam mais em viagens, de acordo com a pesquisa "Economia do Turismo". Os paulistas são responsáveis por 27,78% dos gastos dos brasileiros com viagens e os mineiros, por 12,51%.
Com base nos dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), a pesquisa mostrou que as famílias brasileiras gastaram 1,7% do orçamento com viagens em 2003, o equivalente a R$ 17,096 bilhões.
Os resultados confirmam a concentração dos gastos com viagens não-rotineiras (excluem viagens regulares de trabalho, por exemplo) no país. Das 27 unidades da Federação, 14 têm participação inferior a 1% nos gastos com viagens, principalmente nos Estados da região Norte.
Segundo Guilherme Telles, economista do IBGE, a preponderância de gastos de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro reflete a realidade desses Estados, com renda mensal familiar maior. Juntos, os três Estados representam 50,5% do total de gastos.
A pesquisa mostra a existência de um padrão de viagens comum em todos os Estados: o brasileiro se desloca prioritariamente por via terrestre, de carro ou de ônibus.
O principal gasto dos brasileiros com viagens não-rotineiras é o combustível de veículos, com 24,69% do total. Combustível de veículo, alimentação e passagem de ônibus intermunicipal somam R$ 9,67 bilhões e representam 56,6% do gasto total. A passagem de avião, embora acessível ainda a um número limitado de brasileiros, foi o quinto maior gasto, com 9,86%, atrás apenas da hospedagem, que representa 9,89% do total de gastos. (JL)


Texto Anterior: SP concentra mais de 40% da receita de serviços de turismo
Próximo Texto: No setor, maioria não concluiu ensino médio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.