UOL


São Paulo, sábado, 01 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Em dia de poucos negócios, moeda vai a R$ 3,575 e fecha mês em alta de 1,42%; C-Bond sobe mais 1,6%

Dólar encerra semana em baixa de 1,24%

DA REPORTAGEM LOCAL

A véspera de feriado e o fechamento do mês foram tranquilos no mercado financeiro. Em um dia classificado pelos operadores como de "baixa liquidez" e "sem grandes negócios", o dólar fechou o dia em alta de 0,28%, cotado a R$ 3,575. Na semana, a queda foi de 1,24%. -em fevereiro, no entanto, a moeda norte-americana registrou alta de 1,42%.
Os investidores ressaltam que, apesar da alta, o resultado pode ser considerado positivo, pois ficou abaixo da inflação. Para eles, se o país não estivesse passando por um momento de otimismo no cenário interno e não houvesse diversas manifestações contrárias à guerra contra o Iraque, a moeda poderia sofrer uma valorização maior diante do real.
A elevação da recomendação dos títulos da dívida brasileira de "underweight" (abaixo do valor de mercado) para "overweight" (acima da média de mercado) pelo banco de investimentos Goldman Sachs colaborou para que o C-Bond, principal título da dívida pública brasileira, continuasse sua escalada de alta e subisse mais 1,6%. Desde o início do ano, o título já se valorizou em quase 14%.
Segundo analistas, a reavaliação já era esperada, mas o fato de a recomendação ter ido direto para "acima da média do mercado" sem passar pela classificação "neutra" surpreendeu alguns.
Entretanto os analistas relembram que o peso de uma recomendação de um banco é muito menor do que a de uma agência de classificação de crédito. No ano passado, o Brasil foi rebaixado por essas agências e até agora nenhuma reviu a sua classificação -apesar de o risco-país ter caído fortemente nas últimas semanas e se encontrar no mesmo patamar de junho do ano passado.

Bolsa
O Ibovespa fechou em alta de 1,27%. Apesar da segunda alta consecutiva, o índice fechou o mês com queda de 6%.
Para os operadores, a semana correu "conforme as previsões". Ou seja, em um cenário de incerteza internacional como o atual, é esperado que os investidores prefiram investir seus recursos em opções consideradas mais seguras, como os fundos de renda fixa.
A maior alta foi a ação PN da Embraer, que subiu 6,7%. A maior baixa ficou com a ON da Embratel, que caiu 2,8%.
(GEORGIA CARAPETKOV)


Texto Anterior: Fisco: Receita cancela mais 10,2 milhões de CPFs
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.