São Paulo, segunda-feira, 01 de março de 2010

Texto Anterior | Índice

Executivo levou puxão de orelha de Lula em 1970

DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Guilherme Paulus conheceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, nos anos 70.
Era véspera de um 1º de Maio e Lula o convocou para uma reunião para reclamar de que as viagens que a CVC programara para o feriado estavam esvaziando a manifestação preparada pelo sindicato.
"Na época, a gente vendia pacotes em promoção com o departamento social das empresas ou com os clubes de funcionários", conta Paulus, que compareceu à reunião acompanhado do então advogado da CVC Almir Pazzianotto Pinto, que, anos depois, viria a ocupar a presidência do Superior Tribunal do Trabalho. "Fui lá e falei: Presidente, não tem nada a ver com isso. É viagem de lazer de funcionários. Se são metalúrgicos ou não, nem eu sei."
Depois de uma boa prosa, o empresário saiu da reunião com um acordo assinado com o sindicato. "Fechamos vários pacotes para vender por meio do sindicato. E também começamos a fretar ônibus para levar o pessoal do sindicato para Brasília durante as greves."
Paulus e Lula voltaram a se encontrar em setembro de 2002, quando ambos foram agraciados com medalhas oficiais. Paulus recebeu do então governador mineiro Itamar Franco a honraria máxima, a Medalha de Honra Presidente JK, enquanto o presidenciável Lula recebeu a Medalha JK. "Relembramos os tempos do ABC."
Quatro anos depois, o presidente Lula lembrou do amigo do ABC e o indicou para o Conselho Nacional do Turismo. "Foi uma grande surpresa para mim", diz Paulus.



Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.