São Paulo, sábado, 01 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMPRESAS

Ações serão todas ordinárias

Acionistas da Embraer aprovam pulverização

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Os acionistas da Embraer aprovaram em assembléia realizada ontem a proposta de pulverização do controle acionário da empresa. Com a decisão, todas as ações da Embraer serão convertidas em ordinárias, o que dará a todos os acionistas o direito a voto.
Além disso, a mudança na estrutura societária dará condições para que a Embraer tenha papéis listados no Novo Mercado da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). O segmento se destina à negociação das ações de companhias que adotam medidas adicionais às exigidas por lei, que confiram mais transparência.
De acordo com a direção da Embraer, as medidas resultarão em maior liquidez e valorização das ações. O objetivo é que a empresa tenha acesso a financiamentos para novos projetos.
Nos próximos 30 dias, investidores que possuem ações ordinárias da Embraer terão o direito de vendê-las para a própria empresa. O mesmo direito não é dado a quem possui ações preferenciais.
A pulverização significa ainda o fim do controle acionário exercido por acordo entre os principais acionistas. O bloco, formado pelos fundos de pensão Previ (dos funcionários do Banco do Brasil) e Sistel (de telefonia) e pela Cia. Bozano, tem 60% das ações.
A nova estrutura societária da Embraer manterá alguns pontos válidos desde a privatização da empresa, como a limitação em 40% para a participação acionária de estrangeiros. (FÁBIO AMATO)


Texto Anterior: Finanças: Gerente de banco suíço é liberado pela Polícia Federal após 10 dias
Próximo Texto: Imposto de renda: De cada 4 contribuintes, 1 já declarou
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.