São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE AGRÍCOLA 2

Governo discute plano para elevar oferta de alimentos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em reunião ontem no Ministério da Fazenda, os ministros Guido Mantega (Fazenda), Reinhold Stephanes (Agricultura) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) começaram a discutir a política nacional de estímulo à oferta de produtos agrícolas, tanto para o consumo interno quanto para exportações. Segundo Mantega, o objetivo é fazer o Brasil tirar proveito da alta internacional das commodities.
A Folha antecipou que o presidente Lula encomendou aos ministros medidas para estimular a produção de alimentos de consumo popular como o feijão, o arroz, o leite e o trigo. Algumas delas devem ser anunciadas antes da viagem do presidente à Roma, no início do mês que vem. Na capital italiana, Lula participará de encontro da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).
"Em vez de sofrer com a alta dos preços dos alimentos, o Brasil vai tirar proveito dela", disse Mantega. Segundo Cassel, além de eventual ampliação nos pacotes dos próximos planos de safra do agronegócio e da agricultura familiar, haverá medidas específicas para cada produto.


Texto Anterior: Crise agrícola 1: Argentina promete liberar venda de trigo para o Brasil
Próximo Texto: Crise agrícola 3: Países asiáticos decidem criar a "Opep do arroz"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.