São Paulo, segunda, 1 de junho de 1998

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Empresas apostam no licenciamento de personagens


free-lance para a Folha

A 15ª Abrin vai mostrar uma overdose de brinquedos associados a personagens conhecidos do público, como os apresentadores Gugu Liberato, Angélica, Xuxa, Eliana e, pela primeira vez, Carlos Massa, o Ratinho.
A Baby Brink, que tem 70% de seu faturamento nesse segmento, espera um crescimento de 35% em relação ao registrado em 97.
Entre seus nove lançamentos na feira, estão a terceira versão da boneca Angélica, que lembra a Fada Bela, personagem vivida pela apresentadora em seu programa de TV, e mais três bonecas Chiquititas -da novela exibida no SBT.
A primeira Chiquitita, lançada pela Baby Brink em março, vendeu 50 mil peças em apenas dois meses. "Isso não é comum nessa época do ano", diz Audir Giovani, presidente da empresa.
A Estrela também se apóia cada vez mais em personagens para sobreviver. No ano passado, a empresa tinha três personagens nacionais: Gugu, Eliana e Xuxa.
Neste ano, a Estrela já tem acordos com o grupo musical É o Tchan, com os apresentadores Ratinho e Angélica, com a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, com o jogador Oscar e com o Melocoton, personagem do programa da Eliana.
Além disso, está prestes a fechar contrato com o apresentador Celso Portiolli, do SBT. A empresa tem, ainda, licenciamento de personagens estrangeiros, como o dos filmes "A Espada Mágica - A Lenda de Camelot" e "Small Soldiers".
A Maritel, maior fabricante de bichos de pelúcia do Brasil, aproveita o sucesso das vendas dos bonecos Bananas de Pijama (500 mil unidades em 97) e lança bonecos dos amigos da dupla. A empresa, que tem 30% de sua linha voltada para os produtos com personagens, produziu 1,7 milhão de unidades em 97 e deve fabricar 2 milhões de peças neste ano.
A Gulliver, tradicional fabricante de futebol de botão, aproveita a Copa do Mundo para lançar a versão "França 98" e ainda leva para o evento os bonecos das Spice Girls, do "Godzilla", dos "Perdidos no Espaço" e do "Spawn".
Segundo João Nagano, diretor da marketing da empresa, a linha de licenciamento já representa 50% do faturamento da Gulliver.
A Grow já lançou cerca 60 produtos relacionados aos apresentadores Gugu e Eliana, que representaram uma venda de cerca de 6 milhões de unidades.
Carlos Takeo Tomita, agente de licenciamento do Gugu e da Eliana, diz que o sucesso de vendas está na própria divulgação que eles fazem em seus programas.
"Hoje o consumidor quer produtos diferenciados e isso ele encontra em brinquedos que são agregados a personagens. Além disso, é a fórmula de maior sucesso para combater os produtos chineses, porque trazem um diferencial e não precisam entrar na guerra de preços", diz Takeo.



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