|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Empresas apostam no licenciamento de personagens
free-lance para a Folha
A 15ª Abrin vai mostrar uma
overdose de brinquedos associados a personagens conhecidos do
público, como os apresentadores
Gugu Liberato, Angélica, Xuxa,
Eliana e, pela primeira vez, Carlos
Massa, o Ratinho.
A Baby Brink, que tem 70% de
seu faturamento nesse segmento,
espera um crescimento de 35% em
relação ao registrado em 97.
Entre seus nove lançamentos na
feira, estão a terceira versão da boneca Angélica, que lembra a Fada
Bela, personagem vivida pela
apresentadora em seu programa
de TV, e mais três bonecas Chiquititas -da novela exibida no SBT.
A primeira Chiquitita, lançada
pela Baby Brink em março, vendeu 50 mil peças em apenas dois
meses. "Isso não é comum nessa época do ano", diz Audir Giovani, presidente da empresa.
A Estrela também se apóia cada
vez mais em personagens para sobreviver. No ano passado, a empresa tinha três personagens nacionais: Gugu, Eliana e Xuxa.
Neste ano, a Estrela já tem acordos com o grupo musical É o
Tchan, com os apresentadores Ratinho e Angélica, com a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, com o jogador Oscar e com o
Melocoton, personagem do programa da Eliana.
Além disso, está prestes a fechar
contrato com o apresentador Celso Portiolli, do SBT. A empresa
tem, ainda, licenciamento de personagens estrangeiros, como o
dos filmes "A Espada Mágica - A
Lenda de Camelot" e "Small
Soldiers".
A Maritel, maior fabricante de
bichos de pelúcia do Brasil, aproveita o sucesso das vendas dos bonecos Bananas de Pijama (500 mil
unidades em 97) e lança bonecos
dos amigos da dupla. A empresa,
que tem 30% de sua linha voltada
para os produtos com personagens, produziu 1,7 milhão de unidades em 97 e deve fabricar 2 milhões de peças neste ano.
A Gulliver, tradicional fabricante de futebol de botão, aproveita a
Copa do Mundo para lançar a versão "França 98" e ainda leva para o evento os bonecos das Spice
Girls, do "Godzilla", dos "Perdidos no Espaço" e do "Spawn".
Segundo João Nagano, diretor
da marketing da empresa, a linha
de licenciamento já representa
50% do faturamento da Gulliver.
A Grow já lançou cerca 60 produtos relacionados aos apresentadores Gugu e Eliana, que representaram uma venda de cerca de 6
milhões de unidades.
Carlos Takeo Tomita, agente de
licenciamento do Gugu e da Eliana, diz que o sucesso de vendas está na própria divulgação que eles
fazem em seus programas.
"Hoje o consumidor quer
produtos diferenciados e isso ele
encontra em brinquedos que são
agregados a personagens. Além
disso, é a fórmula de maior sucesso para combater os produtos chineses, porque trazem um diferencial e não precisam entrar na guerra de preços", diz Takeo.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|