São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA FINANCEIRO

Participação de estrangeiros no capital do BB será ampliada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo permitirá um aumento da participação de investidores estrangeiros no capital do Banco do Brasil. A medida foi recomendada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O objetivo é permitir que os estrangeiros participem na oferta de ações que o BB terá que fazer até junho do ano que vem para cumprir a regra estabelecida pela Bolsa de Valores para as empresas que participam do Novo Mercado (conjunto de regras que exigem mais transparência e dão maior proteção ao investidor minoritário).
Pela regra, o BB tem que negociar, no mínimo, 25% de suas ações em mercado. Atualmente, esse percentual está em 21,7%.
O problema é que, hoje, o BB tem permissão para que até 12,5% de seu capital fique em mãos de investidores estrangeiros. Se o presidente Lula aceitar a recomendação do CMN, esse percentual passa para 25%. Em maio, esses investidores já respondiam por 11,1% das ações totais da instituição.
Assim, a participação estrangeira na oferta de ações que enquadrará o BB nas regras do Novo Mercado estaria quase inviabilizada.
"A expectativa em razão do interesse estrangeiro na Bolsa é que o limite atual de 12,5% não seja suficiente", explicou Luiz Edson Feltrim, diretor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central.
(LEANDRA PERES)


Texto Anterior: Indústria prevê desaceleração, afirma FGV
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.