São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego no ABC paulista cai para 18,7%

DA REPORTAGEM LOCAL

A taxa de desemprego caiu no ABC paulista de 20% (em maio) para 18,7% (junho), segundo pesquisa divulgada ontem pela Fundação Seade, pelo Dieese e pelo Consórcio Intermunicipal da região.
A redução, segunda maior já verificada para o mês desde junho de 98, ocorreu principalmente em função de dois motivos: a saída de 10 mil pessoas do mercado de trabalho e a criação de 9.000 vagas no mês passado. Com isso, o número de desempregados foi estimado em 234 mil pessoas.
"No ABC, ocorreu o mesmo que observamos na região metropolitana no mês passado", diz Paula Montagner, gerente da Fundação Seade. Ela se refere ao aumento de postos de trabalho no setor de serviços (15 mil) e no industrial (4.000). No comércio houve dispensa de 9.000 empregados.
Segundo a gerente, chama a atenção o fato de o ABC ter situação relativamente melhor, na comparação dos níveis de desemprego nos últimos 12 meses, do que os outros municípios pesquisados. "O ABC está segurando e criando empregos", diz.



Texto Anterior: Desvalorização do real pode fazer desemprego atingir níveis recordes
Próximo Texto: Negociação com o FMI começa "verde"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.