UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROLÂNDIA

BCE mantém taxa de juros em 2% e confirma Trichet para a presidência
O Banco Central Europeu manteve sua taxa de juros inalterada em 2% ao ano. Ainda ontem, o BCE aprovou a indicação de Jean-Claude Trichet para assumir a presidência da instituição. Trichet, presidente do BC francês, deverá assumir o posto no dia 1º de novembro, no lugar do holandês Wim Duisenberg.
A indicação de Trichet era esperada havia anos, fazia parte de um acordo entre franceses e alemães selado em 98, mas foi adiada por causa de seu suposto envolvimento na fraude financeira que quase levou ao colapso do banco Crédit Lyonnais. Na época (início dos anos 90), Trichet era secretário do Tesouro.
A decisão do BCE de manter a taxa de juros inalterada já era esperada pelos analistas do mercado financeiro. Mas os juros futuros indicam que existe uma possibilidade de a taxa ser reduzida ainda neste ano. A taxa de 2% é a menor dos cinco anos de história do BCE.
(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Teles: Motorola ganha US$ 4,26 bi por caso de fraude
Próximo Texto: Trabalho: Cantor tem de dar US$ 1,6 mi a ex-empregado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.