São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo das famílias tem aumento de 4%, mas efeito do crédito perde força

DA SUCURSAL DO RIO
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Dentre os componentes da demanda interna, o destaque no PIB do segundo trimestre foi para o consumo das famílias, positivo em 4% em relação ao mesmo trimestre de 2005. Foi o 11º crescimento consecutivo registrado na comparação.
Nos últimos quatro trimestres, o aumento no consumo das famílias foi de 2,7%, 3,4%, 3,6% e 4%, respectivamente.
De acordo com o IBGE, um dos fatores que contribuíram para o resultado foi o aumento de 6,8% da massa salarial no período. No primeiro trimestre, a massa salarial havia aumentado 4,9%.
O crédito ao consumidor continuou dando impulso ao consumo das famílias, mas o ritmo perdeu força. De abril a junho deste ano, houve crescimento, em termos nominais, de 31,8% no saldo das operações de crédito a pessoas físicas. De janeiro a março, ele havia sido de 35,2%.
Há duas semanas, o IBGE divulgou que a expansão das vendas de bens duráveis (que dependem mais de crédito) caiu à metade no primeiro semestre, para 9%, contra 19,7% no mesmo período de 2005.
Para Ana Maria Castelo, da GV Consult, o fôlego da demanda e do consumo interno deve cair. "Já há sinais de redução da renda e do aumento do endividamento. Mesmo que haja uma redução nos juros, eles continuarão muito altos para manter o ritmo do crédito."
Celso Toledo, economista da MCM Consultores, afirma que, diante das más notícias no PIB trimestral, o aumento do consumo pode ser considerado um "resíduo" positivo. "O país vive política agressiva de transferência de renda. Mas a demanda externa não cresce com a interna. O resultado é uma economia que evolui muito pouco." (PS e FCZ)


Texto Anterior: Carga tributária mantém crescimento e bate recorde no semestre, diz instituto
Próximo Texto: Pé no freio: Internamente, governo já prevê PIB menor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.