São Paulo, quinta, 1 de outubro de 1998

Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Na montanha-russa
Circula no mercado: com a antecipação do pagamento das empresas de telecomunicações, o governo procura criar um colchão de reservas para a travessia entre o 1º e o 2º turnos das eleições. Assim, o pacote fiscal só viria depois do dia 25. Ou seja, seriam mais três semanas de montanha-russa.

Apoio dos Estados
A estratégia governista, caso confirmada, parte do pressuposto de que não será possível fazer um pacote fiscal sangrento, como deseja o mercado, sem os governadores. Deve haver 2º turno em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul -que, juntos, representam 65% do PIB.

Produção industrial
Para a MB Associados, se a economia voltar a responder à alta de juros como ocorreu em novembro de 97, a produção industrial cairá de imediato 5,5% e a taxa de crescimento "potencial" seria desacelerada em 30%. Assim, a produção industrial cairia 1,9% em 99.

Questão de controle
Mas a MB acredita que esse não é o cenário mais provável. Para ela, se o governo mantiver a situação sob controle, os juros vão cair e a atividade será retomada no segundo semestre. Caso contrário, uma queda de 4% no PIB poderá ser vista como cenário conservador.

Novo financiamento
O BCN abriu linha de crédito para empresas exclusivamente para financiamento do 13º salário, que terá prazo de até quatro meses.

Alvo infantil
O Ponto Frio inaugura hoje o seu primeiro salão do brinquedo, em uma área de 5.000 metros quadrados. Detalhe: a rede não atuava no segmento de brinquedos.

Com o pé atrás
Alguns empresários receberam com desconfiança a nomeação de Bandeira de Mello, da indústria farmacêutica, para a coordenação do grupo de ação política da Fiesp.

Privatização à vista
O Banco Central vai escolher, nos próximos dias, três empresas para fazer a modelagem e avaliação do Banespa: Merrill Lynch, CCF e o Banco Fator. A perspectiva é que, até o final de dezembro, seja definido o preço do banco. A venda deve acontecer em março.

Mão no contrato
A Telefónica de Espanha foi a primeira empresa a aceitar a antecipação de pagamento de dívidas sugerida pelo governo. O contrato será assinado hoje no BNDES.

Vendas em alta
Apesar das denúncias de falsificação de remédios, as redes de farmácias registraram aumento de 13,6% no faturamento em agosto em relação ao mês anterior. Em relação a janeiro, esse crescimento foi de 8,69%, diz a Abrafarma.

Relações públicas
A Abifarma (que reúne as indústrias farmacêuticas) vai fazer uma campanha em televisão para tentar explicar que existe uma grande diferença entre remédios falsificados e erros de embalagem. A intenção é apresentar o anúncio duas vezes, no horário nobre.

Promovendo o bacalhau
A agência Publicis.Norton acaba de criar a campanha "Domingo é dia de Bacalhau da Noruega" para estimular a venda do produto. O Brasil é o maior importador de bacalhau da Noruega. No primeiro semestre, foram importadas 19,4 mil toneladas, contra 16,4 mil no mesmo período de 97.

E-mail: painelsa@uol.com.br



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.