São Paulo, quinta, 1 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Rede não divulga número de funcionários
Manchete anuncia demissão de 20%

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

SERGIO TORRES
da Sucursal do Rio

A TV Manchete, empresa do grupo Bloch, confirmou ontem a demissão de 540 funcionários da rede, formada por emissoras no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza e sucursal em Brasília.
Segundo Osmar Gonçalves, 51, superintendente-comercial das empresas Bloch, o corte equivale a 36% dos cerca de 1.500 funcionários que a rede tinha até então. As demissões ocorreram ontem e anteontem.
"Estamos nos adequando à realidade do mercado. Depois da Copa do Mundo, nosso faturamento sofreu uma queda de 30% a 40%. Quando há crise, as empresas cortam investimentos publicitários", disse Gonçalves, que nega que a Manchete esteja devendo cerca de R$ 400 milhões. "Existe uma dívida e a estamos honrando mês a mês."
A Bloch Editores, do mesmo grupo, demitiu cerca de 240 funcionários, 20% de 1.200.
A Manchete já extinguiu 7 de um total de 17 programas produzidos pela emissora. A novela "Brida" será encurtada (veja quadro ao lado).
Walter Avancini, diretor de teledramaturgia da Manchete, disse que os cortes são "fundamentais para que a emissora continue funcionando". "Não adianta manter todo mundo e não pagar salários", afirmou.
Acordo firmado entre as organizações Bloch e o banco estatal alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau resultou no cancelamento do leilão do prédio onde funcionam as empresas do grupo, na Glória (zona sul do Rio).
O leilão estava marcado para o próximo dia 15. O edifício havia sido penhorado em 93 como garantia do pagamento de dívida de R$ 1,4 milhão contraída em 91. A dívida foi parcelada.


Colaborou Juliana Linhares, da "FT"



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.