São Paulo, Segunda-feira, 01 de Novembro de 1999 |
Próximo Texto | Índice
PAINEL S/A Reformulação societária A operação de recompra de ações da Brasmotor e da Multibrás, que está para ser anunciada, será feita pelo Chase Manhattan. A dúvida de analistas é sobre o futuro da Embraco (a empresa de compressores do grupo). O rato que ruge Comenta-se no mercado que o Cade cumpre seu papel esmiuçando a fusão da Brahma com a Antarctica, mas que o leão estaria muito manso com outros concorrentes do setor. Loiras congeladas e... Com a demora da chegada do calor, o mercado de cervejas estima vendas 4% menores no mês passado do que em outubro de 98. Se o setor conseguir empatar neste ano o resultado de 98, que já foi fraco, festejará como vitória. ...concorrência acirrada Por essas e outras, a guerra das cervejarias esquenta. Cada ponto de participação perdida no mercado significa US$ 80 milhões a menos. Nos refrigerantes, cada ponto de participação no mercado vale US$ 60 milhões. Rede de intrigas Daniel Gleizer, diretor de Assuntos Internacionais do BC (onde está a área de câmbio), perdeu uma atribuição importante e 60% do seu pessoal. A fiscalização do câmbio passou para o departamento de fiscalização, comandado pelo diretor Luiz Carlos Alvarez. Gleizer seria fraco para a tarefa. O boom da Internet A GP Investimentos comprou uma participação do site WebMotors, do setor automobilístico, que estréia dia 15 deste mês. Em seis meses, a GP planeja investir US$ 14 milhões no site, que oferecerá de serviços de manutenção a venda e financiamento. Serviços paralelos A Quatro/A, empresa de terceirização de call center, anuncia investimentos de US$ 80 milhões, em cinco anos, em infra-estrutura, tecnologia e treinamento. A empresa espera faturar R$ 150 milhões em 99, com 4.000 PAs (posições de atendimento) e 9.000 funcionários. A concorrente Atento, da Telefônica, planeja fechar o ano com 7.000 PAs. Está aberto o debate Amauri Caldeira, do Favecc (reúne agências que atendem corporações), é contra o monopólio de uma única grande companhia aérea brasileira. É preferível, diz ele, aumentar a participação de empresas estrangeiras no capital das nacionais. O Favecc emite 28% dos bilhetes no país. Não há segredos... José Carlos Grubisich, presidente da Rhodia para a América Latina, informou que o grupo estuda a instalação, no Brasil, de uma plataforma de exportações de alguns de seus produtos. ...é preciso coragem Mas tudo depende da melhoria da competitividade das exportações brasileiras. "É preciso atacar de frente o problema e deixar de fazer um pouco dessa perfumaria", diz Grubisich, ressaltando que o governo já fez avanços na área. Pé frio ou quente? A Credicard está de bem com o cinema: entre 95 e 99, investiu R$ 7 milhões em produções nacionais. Só falta um Oscar. Neste ano, "Central do Brasil" não levou. Para 2000, as fichas estão em "Orfeu". Comida vende Com investimento de R$ 1,5 milhão, a rede de grelhados finos Bon Grillê ganhou seis novas unidades, somando 27 lojas no país. A previsão dos franqueadores é de alta de 20% no faturamento. De olho no Mercosul Os portugueses já investiram pesado no Brasil e continuam interessados em abrir fábricas por aqui. Novas oportunidades serão debatidas em evento neste mês da Federação do Comércio de São Paulo e da Câmara de Comércio e Indústria de Portugal. Prepara-se, consumidor Deu no "The New York Times": explorando ao máximo a lei da oferta e da procura, a Coca-Cola começou a testar, sem fazer alarde, uma máquina de venda que reajusta automaticamente o preço do refrigerante quando o clima esquenta. Ai de nós quando o invento aportar por aqui. Fogueira das vaidades A Yakult Cosmetics está investindo US$ 2 milhões em suas estratégias de marketing para o lançamento da linha de produtos no país. A primeira iniciativa é o novo site da empresa, criado pela Tríade-comm, que trará um show room em 3D e modelo virtual para testes de maquiagem. E-mail: painelsa@uol.com.br Próximo Texto: Festa salgada: Dólar caro inflaciona a ceia de Natal Índice |
|