São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISITA A CUBA 1

Lula diz que teve vontade de "tomar banho de petróleo"

DA ENVIADA ESPECIAL A HAVANA

O presidente Luiz Inácio Lula revelou ontem, durante assinatura de contrato para que a Petrobras explore petróleo em Cuba, que teve vontade de tomar um banho do mineral ao participar da primeira extração da camada pré-sal no Espírito Santo.
"Eu fui ao Espírito Santo e botei a mão em óleo tirado de 4.375 mil metros [de profundidade]. Queria tomar banho de petróleo. Mas o Gabrielli [José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras] me disse que não podia, porque ainda há muito produto prejudicial no petróleo cru", contou.
A Petrobras e a Cupet (estatal cubana de petróleo) assinaram contrato que permitirá à empresa brasileira prospectar petróleo por sete anos em Varadero, costa norte do país. A exploração começará quando a Petrobras levar equipamentos para a região. O investimento inicial será de US$ 8 milhões.
Se encontrado o mineral, a Petrobras terá mais 25 anos para produzir petróleo retirado de reservas cubanas.
O presidente cubano Raúl Castro disse acreditar que a Petrobras conseguirá encontrar petróleo. E evocou Deus para que o trabalho tenha êxito: "Existe petróleo no golfo do México, nos Estados Unidos, tudo aqui perto. Deus não pode ser tão injusto de não ter deixado petróleo para Cuba", disse o presidente comunista.


A repórter viajou de El Salvador a Cuba em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) por falta de rotas comerciais em horários próximos ao da comitiva presidencial


Texto Anterior: Saiba mais: Instituições ampliaram lucro no Brasil
Próximo Texto: Visita a Cuba 2: Raúl Castro diz que Brasil teve "mérito" na crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.