São Paulo, sábado, 02 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposta foi em participações pequenas

DA SUCURSAL DO RIO

Contrastando com seu perfil de investidor estratégico em pedaços relevantes de empresas de capital aberto ou fechado, o BNDESPar demonstrou, ao longo de 2009, disposição maior de comprar fatias minúsculas de empresas consolidadas na Bolsa.
E, pelas aquisições mais recentes, é possível identificar quais setores animaram mais os seus gestores: bancos e empresas ligadas ao consumo interno. A aposta está em linha com as previsões de economistas e especialistas de que, nos próximos anos, o avanço do mercado interno é que impulsionará a expansão da economia brasileira.
Algumas participações nanicas que passaram a fazer parte do portfólio do BNDES no último ano foram, no setor financeiro, BM&FBovespa (0,41%), Redecard (0,26%), Bradesco (0,25%) e Itaú Unibanco (0,22%).
Já no setor de bens de consumo estão Natura (0,14%), AmBev (0,12%) e Lojas Americanas (0,06%). Em telecomunicações, as apostas estão na Net Serviços (0,35%) e na Vivo (0,17%) -empresas que avançam com o crescimento da renda do brasileiro.
Essas participações acionárias, por serem pequenas, não asseguram ao banco de fomento participação na gestão da empresa (por meio de representação no conselho de administração das companhias). (SL)


Texto Anterior: Lucro de braço do BNDES cai com mau resultado em ações
Próximo Texto: Banco vendeu ações a Eike por valor menor que o de mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.