São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2007

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AmBev fecha acordo para compra de canadense

Negócio de US$ 171 milhões é feito por meio da Labatt

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Labatt, subsidiária na América do Norte da empresa de bebidas AmBev, fechou um acordo para a compra da cervejaria Lakeport Brewing (Canadá) por US$ 170,8 milhões -equivalente a 201,4 milhões de dólares canadenses.
O valor corresponde a compra de 7.194.418 cotas de ações da estrangeira por US$ 23,7 por cota. A AmBev já tinha informado em seu balanço financeiro trimestral que, por uma série de razões, a região representava um "desafio" para a empresa e suas marcas.
Segundo a cervejaria, "a intensa competição de preços" e "pressão contínua no "market share" da Labatt" requereria ações agressivas do grupo -como corte de custos- para que, com isso, fosse possível fazer investimentos e obter um crescimento a longo prazo no país.
A Labatt registrou, na segunda metade de 2006, perda de participação de mercado na Província de Ontário, no Canadá, onde o segmento de marcas de bebidas com baixo preço tem crescido. Houve perda de "share" com a marca Labatt Blue, admite a empresa -algo compensado pelo desempenho positivo de outras marcas do portfólio, diz a companhia.
Para ter uma idéia do nível de competição entre as bebidas, a própria Lakeport vende suas cervejas numa ação batizada de "24 for $24", ou seja, 24 unidades (garrafas) de cerveja por 24 dólares canadenses (uma cerveja por um dólar).
O negócio acertado entre a Labatt e a Lakeport, a terceira maior cervejaria de Ontário -segundo a presidente Teresa Cascioli- pode tornar mais rápida a expansão da empresa no Canadá, afirmam os analistas.
A Labatt registrou receita líquida de quase R$ 1,1 bilhão no terceiro trimestre de 2006 -queda de 1,4% sobre mesmo período de 2005. O volume de vendas de bebida na região caiu 2,5% de julho a setembro (último período com dados publicados), mas a receita por hectolitro (100 litros) aumentou 1,2%.
O valor ofertado pela AmBev à estrangeira será recomendado pelo conselho de curadores da companhia aos detentores das cotas. A presidente do grupo canadense, Teresa Cascioli, concordou em vender a sua parcela na empresa (21,6% do total das cotas) à Labatt. A Lakeport produz nove marcas de cerveja e tem cerca de 200 funcionários em fábrica.


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